Desde o dia primeiro os passageiros dos aeroportos de todo o Brasil tiveram que apresentar um documento de identificação com fotos no portão de embarque. A medida, de acordo com a Anac, visa prevenir casos de terrorismo. Embora no país não haja esse tipo de registro, essa é uma medida extra de segurança, já adotada nos países da América do Norte e Europa.
Antes da determinação número 130/09, que entrou em vigor este mês, o documento era apresentado somente no momento do check-in. Segundo a resolução emitida pela Anac para o aeroporto do Piauí, o objetivo é garantir que o passageiros a entrar na aeronave sejam realmente aqueles que constam no cartão de embarque.
Os passageiros que fizerem check-in pela internet, celular ou no autoatendimento não serão obrigados a carimbar o cartão de embarque nos balcões das empresas, exceto se for necessário fazer despacho de bagagem.
A Anac aconselha aos viajantes que mantenham o documento (RG, carteira de habilitação, carteira de trabalho ou passaporte nacional) em mãos, para evitar atraso na decolagem.
Mesmo que os documentos estejam vencidos, eles poderão ser aceitos, bem como o boletim de ocorrência, nos casos de roubo, furto e extravio. Este, no entanto, terá que ser emitidos há menos de 60 dias do momento de embarque.