A réplica da casa onde nasceu o ex-jogador de futebol Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, está sendo erguida na cidade de Três Corações (300 km de Belo Horizonte) com a participação da mão de obra de detentos do sistema prisional mineiro. A previsão de conclusão é para os próximos dias e a inauguração do imóvel deverá ocorrer no próximo dia 23, aniversário da cidade, com a presença do Atleta do Século.
O espaço será aberto à visitação de turistas, de acordo com a prefeitura local, que firmou uma parceria com a penitenciária da região para a utilização do serviço de dez detentos da unidade prisional.
A Secretaria de Estado de Defesa Social divulgou que os presos recebem pelo serviço 75% do salário mínimo (R$ 466,50) por mês. A cada três dias de trabalho, os detentos têm redução de um dia na pena.
Dionatã Gouvêa, que cumpre pena por roubo há seis anos, avaliou como positiva a experiência.
?É uma forma digna de mostrar para a sociedade que nós erramos, mas somos capazes de nos recuperar. Nunca vou me esquecer, fiz parte dessa história?, disse à assessoria do órgão.
Réplica
De acordo com informações da Seds, o imóvel será uma réplica da casa onde Pelé viveu até os quatro anos de idade. A construção levará em conta até o desgaste natural da casa, para ambientá-la ao ano de 1944, época em que o ainda menino Edson do Nascimento se mudou da localidade mineira.
Uma equipe especializada foi contratada para cuidar do ?envelhecimento? do imóvel, conforme a secretaria.
A residência original da família do ex-jogador foi erguida em 1910 e demolida em 1970.
Ainda conforme o órgão, o resgate do formato da casa foi feita com base em depoimentos da mãe do jogador e de um tio dele, que aprovaram o desenho depois de pronto.
A Secretaria Municipal de Turismo de Três Corações revelou que a obra, feita em parceria com a prefeitura local e o governo federal, foi orçada em R$ 200 mil. Não foi informado se a visitação ao local será cobrada.