Foi morto com golpes de barra de ferro o detento Israel Jorge Leite, de 26 anos, na manhã desse sábado (14), na Penitenciária Casa de Custódia de Teresina. O crime ocorreu durante o banho de sol dos cerca de 120 presos da unidade prisional e a principal linha de investigação é que o assassinato tenha ocorrido por vingança.
A vítima ainda chegou a ser socorrida e levada para atendimento médico no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), mas não resistiu as perfurações da barra de ferro e morreu.
De acordo com informações do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), houve uma movimentação estranha durante o banho de sol e os agentes penitenciários foram acionados para entrar no local e impedir que o detento fosse morto. As imagens das câmeras de segurança vão ser utilizadas para identificar os envolvidos na execução.
Israel Jorge estava sendo investigado pela morte de um detento dentro do presídio e os policiais acreditam que amigos tenham vingado o crime. Os agentes encontraram uma barra de ferro dentro do pátio da Casa de Custódia.
O detento morto era natural de São Paulo e havia sido transferido há menos de uma semana da Casa de Detenção de São Raimundo Nonato para a Casa de Custódia. Vale lembrar que a Casa de Custódia está com superlotação de presos. Com capacidade para 343 presos, a penitenciária abriga cerca de 1.100 detentos.