Há muito tempo o trecho da Avenida Zequinha Freire, zona Leste da cidade, que compreende o começo da Ladeira do Uruguai até o Balão do Planalto Uruguai, causa transtornos para quem trafega pelo local.
A avenida possui ondulações devido aos inúmeros reparos já realizados. Essa péssima qualidade do asfalto é ainda mais evidente em alguns pontos em que aparecem britas e buracos que podem parecer pequenos, mas que representam riscos, principalmente para motociclistas.
Juliana Ferreira, que trabalha como entregadora, relata que procura reforçar o cuidado para não sofrer acidentes. “Sempre que estou me aproximando, procuro reduzir a velocidade e prestar atenção nos relevos, que não são poucos”, disse a motociclista, que assim como muitos condutores, pede o recapeamento do asfalto.
Daniel Pereira, diretor de asfaltamento da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), relata que vem realizando manutenções em toda a cidade “A prefeitura, tem desde 2013, um amplo programa de recapeamento na cidade. Nos últimos 6 anos, a gente tem feito mais do que tem sido feito ao longo de toda a história de Teresina, recuperamos cerca de 70% da malha viária principal”, explica.
Porém, muitas vias importantes da capital, como a Zequinha Freire, ainda não foram contempladas. Mas o diretor explica que ela está na fase de estudo para dar entrada no planejamento entre 2020 e 2021. “Selecionei algumas vias em termo de avenida que precisa receber camadas de reforço e a Zequinha é uma delas. Desde 2019, ela começou a ser analisada”, relata.
O motivo que leva uma via merecer investimentos, segundo Daniel, é quando se começa a gastar muito recurso com conservação e manutenção. Ao longo do tempo, esse trecho tem solicitado muitos reparos por meio da Operação Tapa-Buracos, principalmente na época chuvosa, em que a situação piora.
O tipo de revestimento da Zequinha Freire é um asfalto econômico, de revestimento flexível e pequena espessura, conhecido como Tratamento Superficial Duplo (TSD). “Realmente é um pavimento antigo, ainda TSD, e até por conta disso já passou a vida útil do asfalto”, relata.
Manutenção.
A população pode solicitar os serviços da Operação Tapa-Buracos por meio da Ouvidoria do Município, pelo telefone (86) 3221-7050, diretamente com a SEMDUH ou por meio do COLAB.re, o aplicativo para celular disponível gratuitamente para todos os aparelhos com sistema Android ou IOS para solicitações e/ou reclamações.