Michel Temer chega a São Paulo após ser solto

Temer foi preso preventivamente na quinta, 21, e estava detido na Superintendência da Polícia Federal no Rio 7

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Atualizada às 19h11

Michel Temer chega a São Paulo após ser solto 

O ex-presidente Michel Temer chegou a São Paulo na noite desta segunda-feira (25). Ele deixou a superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro, local onde estava preso desde a última quinta-feira (21), no final desta tarde. Ele desembarcou no Aeroporto de Congonhas às 21h15.

O ex-ministro da Casa Civil Wellington Moreira Franco e João Baptista Lima Filho, o Coronel Lima, deixaram na noite desta segunda-feira (25) a Unidade Prisional Especial da PM do Rio, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. 

Temer desembarca em SP — Foto: Reprodução/TV Globo 

Ricardo Moraes/Reuters

Temer permaneceu preso por quatro noites em uma sala da corregedoria, no terceiro andar do prédio da PF. O local, com cerca de 20 m², é uma das poucas salas no edifício com banheiro privativo. O espaço tinha também frigobar e ar-condicionado, além da previsão da instalação de uma TV.

Após fazer exame de corpo de delito, Temer saiu da superintendência por volta das 18h40. Alguns manifestantes estavam no local e protestaram.


Desembargador manda soltar Michel Temer e Moreira Franco 

O desembargador Antonio Ivan Athié, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, determinou nesta segunda-feira, 25, a soltura do ex-presidente Michel Temer, segundo informou o advogado Eduardo  Canelós a aliados do emedebista. 

Athié é relator do habeas corpus dos advogados de Temer, que contestam o decreto de prisão do juiz Marcelo Bretas,  da 7ª Vara Federal do Rio, responsável pela Operação Lava Jato. A decisão também determina a soltura do ex-ministro Moreira Franco, de Coronel Lima e de outros quatro outros alvos da Operação Descontaminação. 

Athié havia pedido que o caso fosse incluído na pauta de julgamento do tribunal na próxima quarta-feira, para que a decisão sobre o habeas corpus fosse colegiada. Ao conceder a liberdade, porém, ele se antecipou.

Agência Brasil 

 Na sexta-feira, o TRF2 tinha informado que os pedidos de habeas corpus do ex-presidente Michel Temer (MDB) e de Moreira Franco (MDB) seriam julgados apenas na quarta-feira (27). 

 A corte também tinha informado que o caso não será analisado monocraticamente — ou seja, apenas pelo relator — e que vai para a Primeira Turma Especializada. 

 Michel Temer e mais 9 pessoas foram presas na Operação Descontaminação, incluindo Moreira Franco. Veja quem são todos os presos. 

-O ex-presidente é acusado de liderar uma organização criminosa que teria negociado R$ 1,8 bilhão em propina

-A operação teve como base a delação do dono da Engevix e investigações sobre obras da usina nuclear de Angra 3

-A defesa diz que nada foi provado contra Temer e que a prisão constitui um "atentado ao Estado democrático de Direito"

-A desembargadora do TRF-2 Simone Schreiber concedeu habeas corpus neste domingo (24) a Carlos Jorge Zimmermann, um dos presos na operação.No sábado, ela já tinha determinado a soltura de Rodrigo Castro Alves Neves.

 O ex-presidente estava preso na superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro, em uma sala da corregedoria, no terceiro andar do prédio. É uma das poucas salas no edifício com banheiro privativo. O local tem frigobar, ar-condicionado e cerca de 20 m². Será instalada uma TV na sala. 

Temer estava em São Paulo quando foi preso pelos agentes. Logo depois, ele foi transferido para o Rio. 

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES