Dermatite atópica : afeta a pele, tira o sono e atrapalha as crianças

A Sociedade Brasileira de Dermatologia(SBD) realizará uma live dia 23 de setembro, quando será celebrado o Dia Nacional de Conscientização sobre o problema

O problema da dermatite atópica atinge principalmente crianças | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

É um problema de saúde que afeta milhares de crianças brasileiras e em muitas a dermatite atópica,  causa desde o desconforto como também faz perder o sono de pais e responsáveis. Precoupada com a grande incidência, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) alerta os adultos sobre a importância de tratarem desde as primeiras manifestações.

A doença que pode ter origem genética pode ser atenuada ou mesmo controlada com a ajuda de medicamentos e mudança de hábitos.

Image caption

Dúvidas

Para esclarecer dúvidas sobre os quadros que afetam o público infantil, a SBD realizará uma live voltada para a população em 23 de setembro, quando será celebrado o Dia Nacional de Conscientização sobre Dermatite Atópica.

A DA aparece em qualquer idade, mas é comum na primeira infância, em bebês a partir dos três meses. A doença costuma desaparecer em aproximadamente 70% dos pacientes na adolescência. Alguns casos podem ter início na adolescência ou já na idade adulta. 

Coceira

Silvia Soutto Mayor, coordenadora do Departamento de Dermatologia Pediátrica da SBD e responsável pelo Setor de Dermatologia Pediátrica da Santa Casa de São Paulo, indica fatores que merecem atenção: "em geral, os sinais mais precoces de dermatite atópica são uma pele muito seca e a presença de coceira. Como o bebê ainda não tem coordenação motora desenvolvida, fica agitado, inquieto e chora".

De acordo com a coordenadora do Departamento da SBD, banhos quentes e demorados, sabonetes que "desengorduram" muito a pele, uso de buchas ou esponjas no banho, roupas de lã ou sintéticas e alimentos alergênicos, como castanhas em geral, ovo e leite, podem agir como fatores que desencadeiam ou agravam as crises da DA. Além disso, o estresse emocional pode complicar o quadro e até mesmo ser gatilho para as crises.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES