Gestores da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) e integrantes do Comando do Corpo de Bombeiros estiveram reunidos, nessa quinta-feira (25), para alinhar as ações de combate e prevenção às queimadas no Piauí com a proximidade do período mais seco do ano.
Segundo o diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, a Defesa Civil atuará dentro de uma linha preventiva. “Nós geramos as informações necessárias para empoderar as comunidades e capacitá-las no enfrentamento e na conduta preventiva das queimadas”, diz o gestor.
Na ocasião, o Corpo de Bombeiros apresentou um levantamento sobre os procedimentos preventivos e operacionais ocorridos no ano passado. “A reunião foi extremamente produtiva. Deliberamos o lançamento de uma grande campanha de combate às queimadas, onde Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) deverão atuar em um movimento integrado”, conta Werton Costa.
Defesa Civil alinha plano de ações durante o período de seca no Piauí
A equipe da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) esteve reunida, nessa quarta-feira (24), para alinhar estratégias e elaborar um plano de ação voltado ao período de estiagem no Piauí, época essa que se aproxima com a diminuição das chuvas e fenômeno esse que tem efeitos sobre a população humana e animal.
Na ocasião, foram apresentadas as metas a serem cumpridas ainda no ano de 2023, com foco no enfrentamento ao período de seca, bem como ações iniciais para construção do plano de prevenção à estiagem, além de alternativas de captação de recursos estaduais e federais no intuito de operacionalizar as diretrizes discutidas. De acordo com a secretária da Defesa Civil, Norma Sueli, o plano envolve metas para as ações emergenciais e preventivas, como soluções hídricas, de engenharia e utilização do carro-pipa.
(Com informações da Sedec)