A Defensoria Pública do Estado do Piauí irá atuar durante as manifestações previstas para acontecerem em Teresina neste sábado (29). Quatro defensores públicos integrarão um plantão especial, para que a população possa recorrer em caso de violação de direitos. A ação ocorre em várias Defensorias Públicas do país, entre as quais a Defensoria Pública do Estado do Ceará, Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Defensoria Pública do Estado do Tocantins e Defensoria Pública do Estado do Amazonas.
Ao manter o Plantão Especial, a DPE-PI tem por objetivo garantir que nenhum cidadão ou cidadã tenha cerceado o seu direito de se manifestar, que é constitucionalmente garantido no Brasil, podendo ser realizado em qualquer lugar do país, observando-se cada caso de manifestação, que não podem infringir outros direitos também constitucionalmente garantidos, como o de ir e vir.
“Manter o Plantão da Defensoria Pública funcionando, especialmente voltado para atender a população em caso de violação de direitos, faz parte do perfil da nossa Instituição, que tem entre seus princípios assegurar a garantia dos direitos humanos. Esperamos que as manifestações ocorram ordeiras, com o livre direito de expressão de todos, contudo caso haja algum tipo de violação a Defensoria Pública estará à disposição para que as pessoas possam a ela recorrer”, afirma a Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Hildeth Evangelista.
Para que as pessoas possam recorrer à Defensoria Pública foi disponibilizado o número (86) 9 9471-8079.