O Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO/PI) realizou vistoria em consultórios odontológicos nos municípios de Bom Jesus, Alvorada do Gurguéia, Palmeira do Piauí, Currais, Santa Filomena, Baixa Grande do Ribeiro e Ribeiro Gonçalves. As inspeções ocorreram na última semana.
Ao retornar ao município de Bom Jesus, os fiscais verificaram que todas as adequações pleiteadas durante visita anterior foram devidamente realizadas nas Unidades Básicas de Saúde Dr. Raimundo Santos– DER, Hélio Figueiredo, Miramar e no Centro Municipal de Saúde Tertuliano Lustosa. Apenas a UBS Jaqueline Rosal Negreiros não recebeu todas as adequações solicitadas.
Em Alvorada do Gurgueia, das três unidades de saúde vistoriadas, apenas o Centro de Saúde Alvorada do Gurguéia estava totalmente habilitado para atendimento odontológico da comunidade. No município de Palmeira do Piauí, um posto de saúde teve suas atividades odontológicas suspensas e outro está sendo reformado. O local só será liberado após nova vistoria.
Já em Baixa Grande do Ribeiro e Santa Filomena todas as unidades básicas apresentaram irregularidades. Os consultórios odontológicos da UBS Maria do Socorro Reis dos Santos em Baixa Grande do Ribeiro e da UBS Matas em Santa Filomena também foram suspensos. No município de Currais, as duas unidades de saúde vistoriadas foram encontradas diversas irregularidades e em Ribeiro Gonçalves, as cinco Unidades Básicas de Saúde fiscalizadas tiveram as atividades odontológicas suspensas.
De acordo com o presidente do CRO/PI, Leonardo Sá, mais de 50 municípios já foram visitados pelas equipes do Conselho. “É nosso dever, enquanto entidade, fiscalizar o exercício profissional e os atendimentos realizados nos consultórios odontológicos de todo o Piauí, para que toda a população tenha direito a serviços de saúde bucal de qualidade”, explicou.