As crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas de todo o Piauí farão, esta semana, a Provinha Brasil, avaliação diagnóstica do nível de alfabetização. A avaliação permite aos professores intervir, a partir dos resultados, no processo de alfabetização das crianças.
De acordo com a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Marta Lúcia, essa semana é o prazo final para que as escolas apliquem a prova. ?O Ministério da Educação manda todo o material direto para as Gerências Regionais de Educação e algumas nos ligaram reclamando que ainda não receberam, mas deve chegar essa semana. Caso não chegue, daremos mais um prazo. Já as demais escolas tem até essa semana para a aplicação da prova?, disse.
A Provinha Brasil acontece em duas etapas: uma no início do ano letivo, e outra no fim. Nesta edição haverá ênfase na aferição das habilidades de leitura dos alunos. A ideia do ministério ao propor dois exames em períodos diferentes é a de que, com eles, os professores possam conhecer as habilidades que cada estudante adquiriu no decorrer das aulas.
?Essa prova é uma espécie de preparação para a Prova Brasil, que acontece no final do ano. Ela não não serve para a composição do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira), mas ajuda o professor e a escola a avaliarem as habilidades dos seus alunos?, disse a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc).
Como consequência da avaliação, segundo especialistas, as chances de que todas as crianças obtenham êxito até os oito anos de idade é aumentada, conforme prevê uma das metas do plano de metas Compromisso Todos pela Educação. A partir do mês de agosto, quando ocorrerá a segunda aplicação da Provinha Brasil, os alunos serão avaliados também em matemática. A expansão do exame permitirá um diagnóstico mais preciso da alfabetização.
Os resultados da Provinha Brasil são para conhecimento e uso da própria rede de ensino que aderiu ao exame, por esse motivo não há divulgação do desempenho das escolas ou das unidades da Federação por parte do Inep. (P.C.)