Segundo um morador da região que esteve no local minutos após o acidente, a mãe das crianças, identificada como Maria de Deus do Coração de Jesus, pilotava uma moto Biz com suas duas filhas na garupa, quando entrou à esquerda e colidiu contra um carro modelo Amaroque, de cor branca e placa de Pernambuco, que seguia em alta velocidade.
Após o impacto, elas foram arremessadas em longa distância. A mãe teve uma das pernas fraturada, já outra criança não sofreu muitos ferimentos. A moto, segundo o morador, ficou totalmente danificada. Elas seguiam sentido Batalha a Esperantina.
O motorista do carro ficou nervoso, evadiu-se do local e seguiu rumo a Esperantina. No entanto, ao chegar na entrada da cidade de Esperantina, foi surpreendido por uma viatura da Força Tática que já o aguardava para realizar prisão.
Por telefone, o sargento Messias Machado, da delegacia de Batalha, informou que o motorista se encontra detido na delegacia de Batalha, embora ainda não tenha sido ouvido pela polícia.
Segundo informações, a mulher que conduzia a moto é a funcionaria pública de Batalha e trabalha no posto de saúde da localidade Cortad, mas reside na cidade de Batalha próximo a delegacia de polícia. A filha dela, a vítima fatal, tinha apenas 12 anos.