Uma bebê morreu no último domingo (22) depois de se engasgar com uma fatia de maçã. Foi em uma creche da prefeitura de Petrópolis, no Rio de Janeiro. A menina de nome Maria Thereza Vitorino,tinha somente um ano e estava matriculada no CEI Carolina Amorim. O acidente ocorreu na última sexta-feira (20).
A pequena ainda foi atendida pelos educadores, mas acabou não resistindo. De acordo com o centro educacional, Maria Thereza foi levada para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro, onde foi reanimada e entubada e morreu dois dias depois. As causas estão sendo investigadas.
Sindicância
A prefeitura afirmou que está abrindo uma sindicância para apurar os fatos ocorridos na creche e decretou luto oficial de três dias em solidariedade aos pais, familiares e amigos. Em situações como essa saiba como agir.
Os pais de Maria Thereza Vitorino Ribeiro buscam entender o que aconteceu na creche com a filha, que morreu após engasgar com um pedaço de maçã. Em entrevista à TV Globo, Carlos Eduardo Ribeiro, pai da criança disse que os médicos da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Cascatinha, onde ela foi atendida ressaltaram que o tempo em que a menina ficou sem oxigênio acabou fazendo com que ela chegasse ao local em estado grave.
Principais causas de engasgo em crianças
Há casos que o objeto engolido, ele não obstrui totalmente as vias aéreas, mas ainda assim é preciso levar a criança ao hospital para atendimento. Segundo os especialistas, os principais causadores de episódios de engasgo são:
Feijão, arroz e pedaços de fruta, como maçã (mantenha-se atenta enquanto ele come)
Peças pequenas que se desprendem de brinquedos
Bolinhas de gude
Pilhas, baterias e ímãs (especialmente perigosos por poder causar intoxicação e perfuração intestinal)
Tampas de caneta
Moedas e botões
Parafusos
Balas