Os criadores de rebanho bovino da região de Picos têm até a próxima quinta-feira, 15, para certificar os animais. A medida faz parte da 2ª Etapa de Vacinação contra a Febre Aftosa 2016 que teve o prazo de imunização encerrado no dia 30 de novembro.
Certificado como área livre da aftosa com vacinação desde 2014 e reconhecido como um dos estados que mais avança no combate à doença em todo o país, o Piauí tem como meta vacinar 90% do rebanho em 2016. Em 2015, já com o selo que lhe permite a livre comercialização, o estado exportou cerca de 65 mil animais, fato que impulsiona a produção local e a consequente valorização do gado piauiense.
Os criadores que ainda não deram entrada na vacinação de seus animais devem procurar o escritório da Adapi onde é cadastrado. A vacinação contra a aftosa deve ser feita em todo bovino e bubalino adulto. Oobjetivo é manter o ritmo das campanhas dos anos anteriores (em 2015, 95% do rebanho piauiense foi vacinado), para que assim, em breve, o estado passe a ser reconhecido como área livre da aftosa sem vacinação.