Um relatório da Abenutri revelou que 25 das 66 marcas de creatina analisadas no Brasil foram reprovadas devido à quantidade do composto presente nos produtos. Foi constatado que essas marcas não continham a concentração de creatina anunciada nos rótulos, comprometendo a confiança dos consumidores. A Anvisa permite até 20% de variação na composição, mas algumas marcas apresentaram 100% de variação, indicando ausência total de creatina.
Quais marcas foram reprovadas?
Aqui está a lista de marcas de creatina que foram reprovadas pela associação e estão fora da porcentagem aceita de impurezas pela agência sanitária:
- Natures Now Researches creatine energy now atp
- Body Nutry suplementos
- Nitro max creatina
- R74 Pro healthy creatine
- Body Nutry creatina
- Healthy time creatina powder
- Body action web creatine dual power
- Pro Healthy creatine micronized
- Absolut Nutrition creatina 100% pure
- Muscle full creatina
- Absolut Nutrition creatina Flavor
- Adaptogen hd cret
- Vitamax Nutrition creatine booster
- Body Action creatine double force
- Ftw creatina ultra
E aqui estão as marcas que apresentaram 100% de variação:
- Healthy labs creatina gourmet
- Ravenna sports creatina micronized
- Impure nutrition creatina
- Nft Nutrition creatina 100% pura
- Sun food creatine pure
- Dymatrix nutrition creatina monohidrate
- Iron tech sports nutrition creatina monohidratada
- Red bolic creatine monster maca palatinose zma
- Airomax creatine
- Dark dragon crea delite
O que é creatina?
A creatina é composta por aminoácidos produzidos pelo corpo e encontrada em carnes vermelhas, peixes e frangos. Popular como suplemento, ela atua como combustível para os músculos esqueléticos, promovendo crescimento muscular quando associada ao exercício. No organismo, é armazenada principalmente nas fibras musculares e em menor quantidade no cérebro. Suplementos de creatina ajudam a reabastecer essa substância, essencial para a energia muscular.
Como identificar se a creatina é falsa
Para identificar creatina falsa, um teste simples pode ser feito em casa: em uma vasilha com água, misture a creatina e deixe descansar por cinco minutos. Se a água permanecer transparente e o pó descer ao fundo, o produto é verdadeiro. Caso contrário, se a água ficar turva com grãos flutuantes, a creatina pode ser adulterada. Marum recomenda buscar suplementos com o selo de confiabilidade Creapure, certificação alemã, e sempre consultar um profissional de saúde ao tomar creatina.
Para mais informações, acesse meionews.com