O corpo da motorista Wana Sara Cavalcante Henrique, de 39 anos, desaparecida desde a noite da última sexta-feira (04) em Teresina, foi encontrado na manhã deste domingo (06) após mais de 24 horas de buscas do Corpo de Bombeiros. Ela teve o veículo em que conduzia arrastado pelas águas da chuva na Avenida Homero de Castelo Branco, zona Leste da capital.
A informação foi confirmada ao Meionorte.com pelos bombeiros. O corpo foi localizado próximo ao Rio Poti, na região do Parque floresta fóssil. O carro também foi encontrado e retirado de um bueiro ainda na manhã de ontem. Familiares da vítima estiveram no local acompanhando todo o procedimento.
Em entrevista para a reportagem, o Tenente-coronel José Veloso, relações públicas do Corpo de Bombeiros, havia adiantado que corporação estava com três equipes, sendo uma com o cão farejador Thor, com as buscas concentradas na galeria e no rio.
“Foi encontrado a 75 metros da avenida Cajuína, na terminação do bueiro. Foi encontrado por volta de 11h10. As equipes de terra que estavam fazendo buscas no bueiro e identificaram o corpo. Estamos aguardando o IML para fazer o recolhimento”, disse.
Wana Sara Cavalcante é servidora pública da Prefeitura de Teresina. A informação foi repassada à reportagem por uma amiga da vítima, que preferiu não revelar sua identidade. Segundo ela, Wana Sara trabalhava como pedagoga. O Tenente-coronel destacou ainda que o veículo de Wana foi retirado de um bueiro por uma retroescavadeira na manhã de ontem, mas sem a vítima dentro. O Corpo de Bombeiros foi acionado ainda durante a madrugada e realizou buscas desde então.
“Foi por volta das 2h30 da manhã que entraram com essa chamada. O pessoal comunicou sobre um carro que havia sido arrastado. Não foi possível fazer o resgate naquele primeiro momento porque não dava para ver o carro, que estava submerso. Não estávamos vendo nada e ainda teve uma erosão no local. Quando foi por volta das 4h30 da manhã, nos comunicaram que já dava para ver o carro. Dava para visualizar os pneus após a água baixar. Quando o corpo de bombeiros retornou e resgatou o veículo, não tinha ninguém dentro”, detalhou.
Vídeo mostra carro sendo arrastado pela enxurrada
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o exato momento em que o veículo tenta ultrapassar a enxurrada, mas acaba sendo arrastado pela forte correnteza. Na sequência o carro vai em direção a um bueiro e submerge.
“A partir dali foi feito as buscas ao amanhecer do dia e desceu uma equipe por dentro do bueiro mesmo até o próximo o rio com os equipamentos e não foi localizado nenhum corpo, então a possibilidade é que o corpo esteja nas águas do rio onde estão concentradas as buscas. A gente trabalha com essa possibilidade”, finaliza.
Prefeito Dr. Pessoa lamenta a morte
Em suas redes sociais, o Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, lamentou o ocorrido e destacou que Wana Sara foi vítima do descaso ao logo de décadas com o saneamento da cidade.
“Além de expressar minhas condolências, aproveito para reafirmar o meu compromisso e de minha gestão em mudar a realidade da cidade, investindo forte em obras estruturantes para evitar que casos como esses não voltem a ocorrer. Desde o início do período chuvoso tomamos medidas mais urgentes como o avanço das obras e a sinalização das vias que representam perigo em caso de chuva forte e seguimos com essa orientação até a conclusão de obras que eliminem esse risco de forma permanente”, escreveu.
Semec emite nota de pesar
Na tarde desse domingo (6), a Secretaria Municipal de Educação (Semec), publicou uma nota de pesar pela morte precoce da servidora Wana Sara Cavalcante. Wana era pedagoga e estava na função de Superintendente de escolas da Rede Municipal de Ensino, na zona Norte de Teresina .
"A SEMEC se solidariza com a família e amigos desta mulher e profissional que sempre desempenhou seu ofício de forma dedicada e amorosa. Descanse em paz", diz trecho da nota.
Avenida Homero Castelo Branco é totalmente interditada
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) anunciou na manhã deste domingo (06), que por conta da execução da obra da galeria da zona Leste, e atendendo a pedido do corpo técnico da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD Leste), a interdição preventiva total do trecho, nas duas vias, na Avenida Homero Castelo Branco.
A interdição preventiva ocorre no trecho entre a Avenida João XXIII até a rua Professor Clemente Fortes, no bairro Jóquei, na Zona Leste, com bloqueio para evitar o trânsito de pedestres e condutores. A previsão é que esse trecho fique interditado pelo prazo de dez dias, a contar deste sábado (5). A obra da galeria está ocorrendo no cruzamento da Avenida Homero Castelo Branco com a Rua Eustáquio Portela.
A medida se fez necessária para evitar que novos problemas ocorra no local de construção da obra da galeria da zona Leste. A intervenção tem como objetivo a realização de estudo e resolutividade do problema ocorrido na rua Eustáquio Portela, devido à forte chuva na noite da última sexta-feira (4).