Dia 20 de janeiro é comemorado o Dia Nacional do Farmacêutico. Para pontuar a data, o Conselho Regional de Farmácia do Piauí (CRF-PI) realiza ações alusivas à data, com cursos e serviços básicos gratuitos à população.
A programação começou na sexta-feira (17), com uma solenidade de entrega de carteiras definitivas para farmacêuticos no auditório do CRF-PI, no bairro Ininga. Também serão realizados dois cursos de vacinas e injetáveis para profissionais e acadêmicos, sendo o primeiro neste fim de semana, em Teresina, dias 17 e 18, e outro, dias 24 e 25, em Valença.
Neste sábado, o CRF-PI também promove o evento "Farmacêuticos em Ação", na Praça João Luís Ferreira, centro de Teresina, das 8h às 12h, com oferta de serviços básicos gratuitos, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e vacinação contra Hepatite B e Antitetânica.
Para o presidente do Conselho, Luiz Júnior, estar presente no dia a dia da população já é uma realidade, mas o sistema Conselhos Federal e Regionais de Farmácia querem difundir as demais áreas de atuação do farmacêutico. "Só em 2019, foram 375 novos medicamentos nas farmácias e drogarias. É necessário que o paciente peça orientação de como utilizar corretamente esses fármacos, para que se obtenha um bom resultado do tratamento e evite intoxicações por uso irracional. Além disso, estamos na equipe multidisciplinar do cuidado com o paciente, e atuamos em mais de cem outras áreas", explica Luiz.
Atender o paciente atrás de um balcão da farmácia é, sim, uma função dos farmacêuticos, mas não é a única. De acordo com o Conselho Federal de Farmácia (CFF), são mais de 135 especialidades de atuação, que fazem parte de divisões agrupadas em linhas de atuação farmacêutica reconhecidas através de resolução do órgão federal. As dez principais são: alimentos, análises clínico-laboratoriais, educação, farmácia, farmácia hospitalar e clínica, farmácia industrial, gestão, práticas integrativas e complementares, saúde pública e toxicologia.