Conquistar uma aparência bonita e mais natural, longe da artificialidade, será a maior tendência em cirurgia plástica para 2019, apostam cirurgiões plásticos de todo o mundo. É o que os médicos estão chamando de “era dos procedimentos estéticos minimamente invasivos”, ou seja, procedimentos que fazem apenas pequenas intervenções, mas produzem resultados altamente satisfatórios e capazes de transformar o visual do paciente.
Dados da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica revelam um crescimento de quase 200% no número de procedimentos estéticos minimamente invasivos realizados desde 2000. No Brasil, a procura também vem aumentando, garante o cirurgião plástico Bernardo Ramalho.
“Os melhores cirurgiões plásticos sempre buscaram o resultado mais harmônico para seus pacientes. O ideal é que os outros observem que a pessoa está mais bonita, mas sem identificar exatamente o que ela fez. Esse é o grande barato da cirurgia plástica”, opina o médico. “Agora, os pacientes também estão buscando isso, justamente porque a perfeição seria a beleza natural. Não existe nada mais belo do que a beleza natural de cada um”, completa.
Procedimentos que prometem ficar mais populares em 2019 foram desenvolvidos com o principal objetivo de proporcionar um efeito de nuance na aparência em vez de uma transformação radical. É o caso da plástica nas mamas que combina o implante de silicone com a transferência de gordura de outras partes do corpo da paciente para os seios. Dessa forma, é possível reduzir o tamanho das próteses utilizadas, o tempo de recuperação e o risco de problemas como contratura capsular ao longo dos anos. Outro exemplo de tendência para o próximo ano é o levantamento labial, que pode ser feito em menos de uma hora, sob anestesia local. Ele eleva as bordas do lábio superior, dando a ele um contorno mais definido, o que rejuvenesce o sorriso.
“Os procedimentos minimamente invasivos, como a toxina botulínica, o preenchimento facial com ácido hialurônico, o MD Codes, o Sculptra e o Radiesse, são os queridinhos dos consultórios de cirurgia plástica e de dermatologia. Eles melhoram o aspecto do rosto e o rejuvenescem. Muitas vezes, conseguimos postergar a cirurgia plástica ou mesmo dispensá-la, caso o paciente não queira operar”, explica o cirurgião plástico Bernardo Ramalho. A grande vantagem desses procedimentos é que eles são realizados em consultório, em cerca de 30 minutos. Em geral, não deixam hematomas e não exigem repouso, o que significa que a pessoa pode imediatamente seguir com suas atividades normais.
Segundo o médico, as cirurgias mais recomendadas para quem quer fazer pequenas intervenções na aparência são aquelas na área da face, porque mesmo mudanças sutis nessa região já melhoram muito a aparência. “A rinoplastia, para correção de nariz; a otoplastia, ideal para quem tem orelhas em abano; e a blefaroplastia, que retira o excesso de pele das pálpebras, são exemplos de procedimentos que realçam a beleza de cada um com pequenos ajustes”, diz Ramalho.