Em diferentes culturas, as cores são usadas como mecanismos de transmissão de emoções e também são aplicadas para estimular sensações. Incorporar cores nas comemorações do Ano Novo, incluindo decoração ou guarda-roupa, é uma ótima maneira de trazer significado, beleza, inspiração e talvez até um pouco mais de sorte para 2023.
Se você também costuma investir na decoração da casa ou em um cantinho no trabalho para iniciar um novo ciclo, vale a pena separar um tempo para decidir o que você quer atrair nos próximos 365 dias.
Segundo a astróloga Mariana Saraiva, cores como verde, roxo e prata são ótimas opções para looks e objetos de decoração na festa do Réveillon, pois estão associadas a significados que, com pensamentos positivos, despertarão ambição, recomeços e alegria em 2023.
A cor roxa é uma das tendências na cartela de cores que vão dominar a moda no verão de 2023. Além disso, a cor também pode surpreender quem quer seguir novos desafios.
“O roxo está entre o vermelho e azul, duas cores fortes, que exprimem significados de força, atitude, liderança e personalidade. A cor é indicada para quem quer atrair sucesso, poder e energias positivas, o que muita gente está buscando para 2023”, falou Mariana.
Brilhante e futurista, a cor prata está cada vez mais presente nas apostas de roupas para o Ano Novo. A astróloga comenta que além da tonalidade metálica lembrar a tecnologia e o "amanhã", ela também remete à prosperidade. “Ao lado do outro, a prata é nobre, valorizada e cheia de energias positivas. A cor prata também é próxima do branco, traz leveza e serenidade, afasta o que é negativo”, explicou.
Para Mariana, além de ser a cor da esperança, o verde é também a cor da saúde, ideal para quem quer novos ares voltados para o corpo, como vigor, frescor e até mesmo uma gravidez.
“Se você tem como meta voltar ou começar a frequentar academia, deseja engravidar ou vai passar por tratamento para algum problema de saúde, faça um banho de ervas verdes antes da meia-noite, vista algo leve com tonalidades de verde e mentalize coisas boas”, ensinou.
O laranja é outra aposta da astrologia para o ano de 2023, pois essa cor passou a simbolizar a criatividade e a diversão. Dar mais energia e entusiasmo ao novo ano é essencial para quem busca um novo pique para realizar todos os projetos.
O amarelo transmite atributos otimistas como felicidade e calor. “O amarelo não está relacionado apenas com o dinheiro, essa cor é considerada a cor de maior energia e evoca sentimentos de alegria, esperança e otimismo”, diz Mariana.
O rosa representa amizade, paz interior e acessibilidade. Para os mais supersticiosos, a cor melhora os relacionamentos e incentiva o amor e o afeto. “Se você espera fortalecer sua conexão com as pessoas no Ano Novo, experimente o rosa, você pode incluir também nas peças íntimas”, explicou.
O azul é queridinho no Réveillon por induzir sentimentos de calma e relaxamento. De acordo com a astróloga, essa cor também representa a felicidade. “Você pode escolher entre os tons mais claros do azul. Para quem quer sabedoria, saúde e tranquilidade, também indico colocar cristais pela casa ou escolher objetos de decoração na cor azul nos cômodos que você mais frequenta na casa”, contou.
Você sabe qual a cor de 2023?
A Pantone anunciou recentemente a cor do ano de 2023: Viva Magenta. A empresa que desenvolve sistemas de organizações de cores descreve a tonalidade como um “tom vermelho carmesim que apresenta um equilíbrio entre o quente e o frio”.
Dentro dos significados atribuídos à cor Viva Magenta, 2023 está se preparando para ser um ano auspicioso, por isso, essa também é uma excelente aposta para usar na virada do ano. “Ela está bem próxima do vermelho, da intensidade e alegria. A gente enxerga ousadia na cor magenta, uma energia forte”, expressou Mariana.