O Congresso Multidisciplinar de Oncologia que acontecerá nesta semana, no período de 24 a 26, em Teresina debaterá várias temáticas e uma delas será a qualidade da assistência nutricional ao paciente oncológico.
Oncopiauí 2018 destaca a qualidade da assistência nutricional ao paciente oncológico
O II Congresso Piauiense Multidisciplinar de Oncologia - OncoPiauí 2018, que acontece no período de 24 a 26 de agosto, tem como objetivo, este ano, alcançar novos patamares e reflexões sobre a doença e, para tanto, buscará promover a discussão intelectual e acadêmica sobre os avanços, pesquisas e as tecnologias atuais em torna das ciências oncológicas.
Dentre os temas principais a serem debatidos encontra-se a qualidade e estratégias da assistência nutricional ao paciente oncológico, que será apresentado pela nutricionista oncológica, Drª. Socorro Coêlho. “Pacientes oncológicos geralmente apresentam grau de desnutrição calórica e proteica. As melhores estratégias, segundo o Conselho Nacional de Nutrição Oncológica do Inca, seriam a triagem e avaliação para melhorar o estado nutricional e proporcionar uma boa qualidade de vida aos pacientes oncológicos”.
A Drª. Socorro pontua que se deve evitar a caquexia, um tipo específico de desnutrição. “Pacientes com alguns tumores de cabeça e pescoço, estômago, pâncreas, sarcoma, dentre outros estão mais predispostos a perder peso. Além disso, o próprio tratamento de quimioterapia, radioterapia, cirurgia, fatores psicológicos e uma série de outros fatores contribuem para desnutrição”.
A palestra da Drª. Socorro iniciará às 15h50, deste sábado,25, no auditório da FACIME – Faculdade de Ciências Médicas.