Nesta sexta-feira, 21 de abril, Feriado de Tiradentes, uma frente fria encontra-se no sul da Bahia e estimula a formação de nuvens carregadas em quase todas as áreas da Bahia, norte de Minas Gerais e Espírito Santo.
Uma forte massa de ar frio de origem polar que acompanha a frente fria causa baixas temperaturas no amanhecer e à noite nos estados do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, centro-sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Embora amenizada, essa massa de ar frio é sentida em regiões como Cuiabá, sul de Rondônia, Espírito Santo e leste de Minas.
As áreas de instabilidade provocam chuvas intensas em várias regiões do Norte e Nordeste do país. A Zona de Convergência Intertropical está ativa na costa norte do Brasil, transportando nuvens de chuva para a faixa entre o Amapá e o Ceará.
Região Sul
O Sul do Brasil ainda sofre com a atuação do ar frio de origem polar, mantendo as temperaturas baixas. O amanhecer é gelado e há previsão de temperaturas negativas na serra gaúcha e catarinense, além da possibilidade também no sul do Paraná.
Nessa manhã, foi registrada geada na serra gaúcha, nos planaltos e serra de Santa Catarina e no sul do Paraná. As capitais Florianópolis e Curitiba podem quebrar novos recordes de frio para o ano de 2023.
Apesar do sol predominar na maior parte da Região Sul, a nebulosidade aumenta no leste do Paraná ao longo do dia e há possibilidade de chuva fraca no litoral. O feriado em Curitiba deve terminar com céu nublado e chuviscos.
Região Sudeste
Uma frente fria presente no sul da Bahia afeta o norte e noroeste de Minas Gerais e o Espírito Santo, onde há previsão de chuva forte. No entanto, a chuva deve diminuir durante a tarde nas regiões do Vale do Jequitinhonha e norte capixaba, restando apenas chuviscos para a noite.
Já em outras áreas do Sudeste, como a Grande Belo Horizonte, a Zona da Mata Mineira e o Rio de Janeiro, o tempo será úmido, com muitas nuvens, mas o sol pode aparecer um pouco. As temperaturas serão amenas.
Na Serra da Mantiqueira, a previsão é de muito sol, mas com possibilidade de geada no Sul de Minas e em Campos do Jordão. No litoral sul de São Paulo, pode ocorrer chuva fraca ao longo do dia. Em geral, as outras áreas do Sudeste passarão o feriado com muito sol e tempo seco.
Região Centro-Oeste
Neste feriado, o Centro-Oeste do Brasil é influenciado pelo ar seco e frio de origem polar, que reduz a umidade do ar na maior parte da Região. O sol predomina e não há risco de chuva na maioria das áreas.
Apenas algumas pancadas de chuva são esperadas no norte e nordeste de Mato Grosso, em Goiânia e no centro-norte de Goiás, e no Distrito Federal.
No sul de Mato Grosso do Sul, as temperaturas podem chegar a 10°C ao amanhecer, enquanto Campo Grande e Cuiabá podem registrar recordes de frio para 2023.
Região Nordeste
Nesta sexta-feira, a presença de uma frente fria no litoral sul da Bahia ajuda a aumentar a chuva sobre o Nordeste. A Zona de Convergência Intertropical ainda leva nuvens de chuva para a costa norte da Região.
O feriado segue nublado e com chuva que pode ser forte no Sul da Bahia. Pancadas de chuva e raios ocorrem nas demais regiões baianas, exceto na divisa com Alagoas e Sergipe.
Pancadas de chuva e períodos com sol continuam frequentes, e podem ser moderadas a fortes sobre o Maranhão, Piauí, Ceará, no sertão de Pernambuco. No Rio Grande do Norte e na faixa litorânea da Paraíba, a Sergipe, o sol aparece forte, mas pode chover rapidamente.
Sol forte nas áreas de sertão, exceto do oeste de Pernambuco.
Região Norte
Áreas de instabilidade ainda se formam sobre a Região Norte do Brasil, causando grande quantidade de nuvens carregadas em todos os estados. A alta umidade do ar e o calor favorecem a ocorrência de chuvas, além da ativação da Zona de Convergência Intertropical na costa norte.
Em praticamente toda a Região Norte, são esperadas pancadas de chuva com raios frequentes, podendo ser moderadas a fortes, intercaladas com períodos de sol. A exceção fica por conta do leste do Acre, onde se encontra a capital Rio Branco, e do sul e oeste de Rondônia, onde a chuva deve ser menos intensa. Roraima e Amazonas devem ter as maiores quantidades de precipitação.
Com informações do Clima Tempo