A Latam decidiu alterar sua rota entre Fortaleza e Miami, passando a voar para Lisboa a partir de 26 de outubro. A mudança foi justificada como “necessidades operacionais” aos agentes de viagem. Com isso, o número de voos semanais entre Fortaleza e Lisboa aumentará de um para três. A Gol também deixará de operar a rota Fortaleza-Miami, mas ainda não anunciou novo destino.
Em comunicado à imprensa, a Latam destacou que a ocupação média dos voos para Miami é de 70%, enquanto a rota para Lisboa atinge 90%. A empresa afirmou que a estratégia é priorizar a ligação Fortaleza-Lisboa. Não há previsão para o retorno dos voos a Miami, devido à escassez de aeronaves disponíveis. Os voos internacionais de longa distância saem de Fortaleza com o Boeing 787, que oferece 30 assentos na classe executiva e 270 na econômica.
A Latam informa que o cancelamento da rota Fortaleza-Miami está vigente no sistema de vendas desde 8 de julho. Os bilhetes já adquiridos continuarão válidos até 28 de março de 2026, e a empresa comunicará os detalhes aos passageiros. Desde março, a companhia vinha reduzindo gradualmente os voos para a Flórida, passando de três para duas frequências semanais para dar lugar à nova rota para Lisboa. Agora, a suspensão será total.
Os passageiros afetados pelo cancelamento da rota Fortaleza-Miami podem remarcar o voo sem custo, utilizando outros aeroportos com voos da Latam para Miami, como São Paulo, ou optar pelo reembolso integral do bilhete.
GOL TAMBÉM MUDA ROTA
Outra companhia brasileira, a Gol, também comunicou a suspensão temporária da rota Fortaleza-Miami a partir de agosto. Inicialmente, os voos da Gol devem retornar em dezembro, operando apenas na alta temporada, deixando Fortaleza sem voos diretos para Miami por um período.