Cometa gigantesco se aproximará da Terra nesse mês de julho

Batizado de C/2017 K2, ele tem uma cauda que pode alcançar 800.000 quilômetros de comprimento

Cometa gigantesco | Reprodução Web
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um cometa gigantesco está viajando pelo Sistema Solar e se aproximará da Terra em breve. Batizado de C/2017 K2 (PANSTARRS), ou simplesmente K2, ele passará perto do nosso planeta em 14 de julho. De acordo com astrônomos, não há risco de sermos atingidos pelo gigantesco objeto espacial.

C/2017 K2

Nuvem de Oort

À medida que o cometa se aproxima, observatórios poderão determinar com maior precisão o tamanho do núcleo do K2. As primeiras observações do Telescópio Canadá-França-Havaí (CFHT) sugeriram que ele poderia ter entre 30 e 160 quilômetros de largura. Já os dados do Telescópio Espacial Hubble indicam que pode ter "apenas" 18 quilômetros, no máximo.

Nuvem de Oort

Os astrônomos estimam ainda que a cauda do K2 pode alcançar 800.000 quilômetros de comprimento. De acordo com os pesquisadores, o que torna esse objeto espacial interessante é sua atividade. Ele começou a expelir gás e poeira quando estava nos confins mais distantes do Sistema Solar, enquanto é mais comum que cometas apresentem esse comportamento em torno da órbita de Júpiter, em uma distância muito mais próxima do Sol.

Acredita-se que o K2 veio da Nuvem de Oort (uma esfera colossal de objetos gelados que orbitam nosso sol muito além dos planetas mais distantes do nosso Sistema Solar). A expectativa é que quando ele estiver em seu ponto mais próximo da Terra, seja possível observá-lo com a ajuda de telescópios amadores. Após passar pela Terra, o cometa segue em direção ao Sol, de onde atingirá seu ponto mais próximo em 19 de dezembro.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES