No próximo domingo (11) será comemorado o Dia dos Pais. A data, embora não tenha o mesmo peso comercial de um Dia das Mães ou dos namorados, por exemplo, é aguardada pelos comerciantes teresinenses como uma oportunidade de aumentar o faturamento.
Com isso, o comércio no centro da capital deverá funcionar também no sábado à tarde, véspera do dia dos pais.
A informação é de Luís Antônio Veloso, presidente do Sindilojas (Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí). ?Ainda que seja uma data menos movimentada, o dia dos pais é importante. O varejo vive dessas datas. Por isso decidimos adotar esse horário de funcionamento?, disse Veloso.
O presidente do Sindicato diz que a expectativa é de que o aumento nas vendas seja superior ao ano passado. Luís Antônio comenta ainda o contexto do comércio local e afirma que, de uma forma geral, os resultados obtidos no primeiro semestre demonstram crescimento em relação a 2012, mas os resultados ficaram abaixo do esperado. ?Esperamos melhorar esse desempenho no segundo semestre?, finaliza.
Para os lojistas do centro, o Dia dos Pais não vai representar grandes modificações na rotina. ?O impacto não chega a ser grande. Mesmo assim, costumamos registrar um aumento nas vendas de camisas, bermudas e chinelos, por exemplo.
Isso mostra que a figura do pai não vem sendo tão valorizada (risos)?, analisa Antônio Reis, gerente de uma loja de confecções e acessórios do centro da cidade. Para Márcio Luís, que também é gerente de uma loja do centro ? mas de uma loja de calçados ? o movimento maior deve ficar nos shoppings.