Comércio abre aos domingos com movimento tímido nas vendas

As lojas neste domingo (16) tiveram movimento tímido

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Por: Vanderson de Paulo

O mês de dezembro é um dos mais importantes para o comércio, e com isso as lojas do centro de Teresina estão funcionando nos domingos (16 e 23), das 08 até as 18h. O intuito é atrair muitos consumidores já com o 13º salário no bolso e dispostos a gastar e comprar os presentes de Natal e confraternizações. As lojas neste domingo (16) tiveram movimento tímido.

Estimativa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) dá conta de que o Natal injetará cerca de R$ 53,5 bilhões na economia do país. E é justamente atento às cifras geradas no período que o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas/PI) promove a abertura das lojas aos domingos em datas próximas do Natal desde 1954, além disso, o domingo traz mais comodidade para quem quer ir ao centro fazer compras.

Muita gente foi pega de surpresa ao trafegar pelo centro no domingo. A estudante Alexandra Alves, 30 anos, não sabia que o comércio estava funcionando e aproveitou para realizar suas compras sem filas. A consumidora avalia a iniciativa como positiva para o comerciante que decidir abrir as portas.

“Não sabia que estava aberto e aproveitei para não pegar filas nos caixas, porque tudo enfrentamos fila. Isso dá oportunidade e traz comodidade para quem não pode vir na semana, isso deveria ter mais vezes porque em muitos feriados o comércio fica fechado”, observa a estudante.

“De fato, desde o dia 01 de dezembro, o policiamento está reforçado e com isso temos bem mais policiais nas ruas, o que traz a sensação de segurança aos consumidores. O momento é de uma onda de confraternização, estamos vivendo um tempo de novas esperanças, e por isso estamos otimistas com o período. O comércio está cheio de promoções e premiações, lojas estão sorteando até carros”, diz o secretário do Sindilojas, Luiz Veloso, que esteve no centro acompanhando a abertura das lojas.

Os funcionamentos das lojas nos shoppings nos dois domingos seguem das 12h às 22h, e nos bairros segue em seus horários habituais. Um levantamento da câmara de lojista na capital projeta aumento de 5% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. O comércio está preparado para o melhor período de vendas do ano, lojas estão com estoques abastecidos, mercadorias de qualidade e condições de pagamento especiais.

Comércio realizou contratações de fim de ano

De acordo com o Sindilojas, o comércio já realizou as contratações de fim de ano. “Certamente alguns desses funcionários estarão no quadro de funcionários permanentes das empresas, tendo em vista as perspectivas de melhores tempos para a economia, pois o emprego voltando, o varejo certamente se abre”, considerou Luiz.

Os comerciantes têm a chance de ganhar com as compras por impulso. Segundo o gerente de uma loja de confecções, Jadiel Gomes, 44 anos, as vendas no fim de semana superam a de um dia na semana. Além disso, o período tem um incentivo a mais: o 13º salário.

“Estamos com a expectativa de superar as vendas em relação ao ano passado, apesar das vendas estarem tímidas hoje. A venda no fim de semana dá para superar o equivalente a um dia todo na semana”, diz o gerente.

Nos domingos (16 e 23) o funcionamento depende da demanda de cada loja e da necessidade de cada empresário. Conforme o Sindilojas, no ano de 2017 o comércio teve uma queda de 1,5% em relação a expectativa de 2016. Neste ano de 2018, o sindicato aposta em um aumento considerável nas vendas. (V.P)

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES