A cantora Baby do Brasil foi escolhida para ser madrinha do Desfile das Kengas, tradicional bloco de travestis, drag queens e gays que ocorreu no último domingo do Carnaval de Natal (RN), mas foi vaiada durante o seu discurso.
Logo após cantar a clássica música Masculino e Feminino, do ex-parceiro Pepeu Gomes, cuja letra é considerada um hino libertário ao afirmar que “se Deus é menina e menina, sou masculino e feminino”, Baby declarou que “apesar das kengas [travestis], todo homem para mim é homem. O que talvez tenha faltado é uma boa mulher".
Inconformado, o público majoritariamente composto por gays e travestis demonstrou repúdio total à declaração da artista, que precisou pedir para aumentarem o som do seu microfone para que pudesse continuar sua fala.
Baby tentou se explicar argumentando que convive com diversos amigos gays e que até “casaria com metade deles”. No entanto, o estrago já havia sido feito.
Para completar o papelão, a cantora recusou a tiara com a qual foi presenteada.
“A coroa é a única coisa que eu não vou poder colocar porque na minha cabeça tem uma coroa, a coroa do senhor Jesus”, disse ela.
Após ser alvo de críticas negativas, a cantora fez um post em seu Facebook para dizer que foi mal interpretada e se defender das acusações de homofobia e transfobia.
“Gente, acabei de receber de amigos uma declaração na internet e não poderia deixar passar em branco essa oportunidade, pois nada do que está sendo dito condiz com a verdade. Tenho amigos e amigas gays há anos, que são inclusive muito íntimos da nossa família. O que declarei foi que para mim não importa a escolha sexual, pois ela não invalida de um homem ser homem ou uma mulher ser mulher”, diz o texto.
A tentativa de se explicar foi falha. Nos comentários, fãs decepcionados da cantora continuaram a demonstrar desprezo pelas palavras dela:
“Não foi isso o que você falou e está gravado. Explica essa frase, meu bem?”, disse a usuária Sueli de Souza.
“Perdeu uma fã pela falta de respeito; apenas", comentou Amanda Duarte.
“O seu legado na Música Popular Brasileira é inquestionável. Você é uma artista e tanto, mas o seu comentário no Desfile das Kengas teve tom não só homofóbico - quanto transfóbico também. Cuidado para não cantar o amor e pregar o preconceito... Parece que você só me fez acreditar ainda mais naquela música do Pepeu: ‘o mal é o que sai da boca do homem’”, postou Lucas Alves.
Gente, acabei de receber de amigos uma declaração na internet e não poderia deixar passar em branco essa oportunidade,...
Publicado por Baby do Brasil em Segunda, 8 de fevereiro de 2016