Com o objetivo de homenagear os heróis da Batalha do Jenipapo, serão comemorados no próximo domingo (13), na cidade de Campo Maior, os 193 anos da luta dos piauienses pela Independência do Brasil. A programação começa às 7h30 e encerra às 12h com missa celebrada na Igreja Matriz de Santo Antônio (Catedral). Durante a manhã, haverá ainda apresentação da peça Teatral “A Batalha do Jenipapo”.
A peça será um espetáculo musical e contará com 101 atores e cantores que foram selecionados durante audição pública realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Além disso, o ator Carlos Casagrande também fará parte do espetáculo. O texto é de Bernardo Aurélio e a direção-geral é de Franklin Pires.
Durante o lançamento da Batalha do Jenipapo, que se deu no último dia (7), uma novidade foi anunciada pelo secretário estadual da Cultura, Fábio Novo. Além do município de Campo Maior, outras cidades do Piauí, que têm alguma referência no processo de Independência do Brasil, irão receber o espetáculo.
“A Batalha, tão importante para o nosso país, é pouco conhecida em outros estados e até em outras cidades do Piauí. Este ano a montagem também virá para Teresina e nossa ideia é estender, nos próximos anos, a apresentação para outros municípios”, anunciou.
Além do musical, será distribuído à população, um folheto de cordel que conta em linguagem tipicamente nordestina a história da Batalha do Jenipapo.
Programação:
- Culto em Ação de Graças
Data/Hora: dia 13 de março de 2016, às 7h30
Local: Primeira Igreja Batista de Campo Maior;
Endereço: Rua Siqueira Campos, 489 – Centro;
- Visita ao Cemitério
Data/Hora: dia 13 de março de 2016 (Domingo) às 9h;
Visita das autoridades ao cemitério;
Colocação da corbelha de flores;
Toque de Corneta.
- Solenidade cívico-militar e entrega das Medalhas “Heróis do Jenipapo” e “Mérito Renascença”
Data/Hora: dia 13 de março de 2016 (Domingo) às 9h30;
Local: Monumento aos Heróis do Jenipapo;
Desfile Militar;
Apresentação da Peça Teatral “A Batalha do Jenipapo”.
- Missa em Ação de Graças
Data/Hora: 13 de março de 2016 (Domingo) às 12h;
Local: Igreja Matriz de Santo Antônio (Catedral) Campo Maior-PI