As chaves dos primeiros 50 apartamentos localizados em Realengo, no Rio, foram entregues neste domingo, 18, aos moradores desabrigados do Morro do Urubu. As famílias, que estão alojadas em abrigos da Prefeitura, poderão se mudar a partir de amanhã no condomínio Vivendas do Ipê Amarelo, segundo a administração municipal.
Cada imóvel está avaliado em R$ 41 mil e será doado às famílias daquela comunidade que perderam suas casas nas chuvas. Eles faziam parte do Programa de Arrendamento Familiar (PAR) e, a pedido da Prefeitura, foram transferidos para o programa Minha Casa, Minha Vida.
Com isso, todas as prestações serão subsidiadas pela Prefeitura e o Governo Federal. O novo empreendimento faz parte do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, e é formado por 299 unidades habitacionais, de 2 quartos, sala, cozinha e banheiro, e possui áreas de estacionamento e de lazer, além de parque infantil e salão social.
A entrega das chaves foi feita pelo prefeito Eduardo Paes, pelo governador Sérgio Cabral e o ministro das Cidades Márcio Fortes. Durante a próxima semana, mais unidades dos empreendimentos serão entregues a famílias do Morro do Urubu.
Segundo a Caixa Econômica Federal, os candidatos do programa PAR que estavam com suas inscrições em análise serão remanejados, com prioridade, para um novo empreendimento ou para vagas que surjam em outros condomínios.