Começa amanhã a vacinação contra a Infuenza em Teresina

Inicialmente serão imunizados os grupos prioritários

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Fundação Municipal de Saúde de Teresina resolveu antecipar a data de início da vacinação contra Influenza. A imunização dos grupos prioritários já começa amanhã, 26, em todos os postos de vacinação da capital, incluindo Unidades Básicas de Saúde e Hospitais.

Crianças de 6 meses a 5 anos, maiores de 60 anos, grávidas em qualquer idade gestacional, puérperas, população privada de liberdade, funcionários de sistemas prisionais, pessoas com doenças crônicas graves e profissionais da saúde devem receber a dose da vacina. 

“Devemos ressaltar que as pessoas com comorbidades precisam de uma declaração médica para receberem a vacina. Só receberá a vacina aquelas com comorbidade grave, como por exemplo transplantados ou que tenham alguma doença que baixa a imunidade”, afirma a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba.

As pessoas acamadas já estão sendo identificadas pelas Regionais de Saúde do município e receberão a vacina em casa. Os familiares podem procurar as regionais da zona onde moram para fazer a solicitação. A campanha de vacinação contra Síndrome Gripal segue até 20 de maio. A imunização serve contra o vírus Influeza A H1N1, o vírus Influenza A H3N2 e o vírus Influenza B. Teresina tem como meta, preconizada pelo Ministério da Saúde, vacinar 173.058 pessoas.

"O Dia D de mobilização da campanha será sábado, 30, e terá como ponto de concentração de abertura a Unidade Básica de Saúde do bairro Saci, zona Sul, a partir das 8h. Ao todo 53 postos de vacinação estarão abertos durante todo o dia 30 para imunização dos grupos prioritários", informa Francisco Pádua, presidente da FMS.

O Ministério da Saúde preconiza que pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade sejam vacinadas. A vacinação deste grupo deve ser realizada em todos os postos de vacinação. No entanto, mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem se dirigir aos postos que estão cadastrados para receberem a vacina. Caso no local de atendimento onde são atendidos regularmente não tenha um posto de vacinação, devem buscar a prescrição médica na próxima consulta que estiver agendada, visando garantir esse documento com antecedência, para evitar filas no período da vacinação.

“Devemos nos prevenir contra o vírus Influenza, lavando sempre as mãos e evitando aglomerados de pessoas. Se a pessoa apresentar febre alta, dor de garganta, coriza no nariz, dor no corpo e dificuldade para respirar deve procurar imediatamente atendimento médico e hidratar bem seu corpo. Beber muita água e líquidos para que urine da cor da água que bebe também é muito importante, pois o corpo bem hidratado tem mais chances de reagir contra o vírus”, destaca a médica Amariles Borba.  

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES