Começou neste sábado (8) a campanha de vacinação de idosos contra a gripe comum em três regiões. Em todo o país, 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos serão imunizadas.
A turma da terceira idade não perdeu tempo. No primeiro dia, fez fila para tomar a vacina contra a gripe comum.
?Nos últimos cinco anos tenho tomado e sempre com bom resultado?, conta o aposentado José Geraldo Almeida.
A vacinação é para idosos com mais de 60 anos e vai até 21 de maio, nas regiões Sudeste, Centro-oeste e Nordeste.
É muito importante que as pessoas de grupos de maior risco se protejam. Por isso, os postos de saúde vão aproveitar a campanha de vacinação contra a gripe comum para aplicar também a vacina da gripe A em idosos com doenças crônicas e que ainda não tenham sido imunizados.
?Idosos saudáveis tomam a vacina da gripe comum, e idosos com doença crônicas - como respiratórias, cardiológicas, hematológicas, metabólicas, diabetes, hipertensão grave, em tratamento de câncer e aids - têm que tomar vacina de gripe comum e de H1N1?, explica o ministro da Saúde José Gomes Temporão.
O infectologista Eduardo Medeiros, da Unifesp, diz que não há risco. ?As reações são pequenas e geralmente passam despercebidas. Não existe qualquer problema de tomar a vacina no mesmo momento?, avisa o médico.
O presidente Lula tomou a vacina contra a gripe comum neste sábado pela manhã e mandou um recado aos idosos do país.?Não precisa ficar com medo. Portanto, todos que estão em casa, levantem e vão tomar a vacina contra a gripe, porque é muito importante?, avisou.
Nas regiões Norte e Sul, a vacinação para idosos contra a gripe comum começou no dia 24 de abril e terminou neste sábado. Vale lembrar também que na segunda-feira (10) começa a última etapa de vacinação contra a gripe A: para adultos de 30 a 39 anos.