O Sistema de Integração Urbano de Teresina, INTHEGRA, foi lançado em março do ano de 2018 com a ideia de agilizar as viagens e melhorar o trânsito da capital por meio de corredores exclusivos e terminais de integração. Neste sábado, o Inthegra dá mais um passo. Começa a funcionar o Terminal de Integração do Zoobotânico.
Ele fica localizado na avenida Presidente Kennedy, próximo ao Zoobotânico e compreende uma área de 2.904,86 mil metros quadrados, com um investimento de R$ 4.347.957,30, de acordo com Prefeitura de Teresina. Quatro linhas de ônibus vão circular pelo local. Diante disso, a Strans estima que, por dia, a partir do próximo sábado, mais 13 mil passageiros devem passar pelo local.
O gerente de Planejamento da Strans, Denilson Guerra, avaliou os benefícios das mudanças “A implantação tem um intuito de melhorar a mobilidade da população em geral. Nós vamos iniciar o terminal no molde melhorado do que aconteceu aos outros terminais. Cada um começou de uma forma e nós procuramos corrigir as falhas”, conta.
O corredor foi projetado para um volume de veículos que vai possibilitar um aceleramento da viagem. Com essa implantação, apenas a linha troncal será colocada na região da Socopo para circular dentro do eixo. Segundo Denilson, em testes, as linhas ganharam cerca de 10% a 12% de tempo dentro do corredor. Dispositivos dentro da vão plataforma informar a hora que o ônibus sai e qual número o passageiro vai pegar “Se você chegou as 18h45 e tem uma partida às 18h50, você já em uma informação do horário que ela vai partir. O usuário também vai verificar para uma linha troncal transportá-lo até o Terminal Zoobotânico. Ele faz uma operação matemática, que qualquer usuário de transporte público sabe fazer, e saberá que quando ele chegar ao terminal, já vai ter a expectativa do momento que ele vai sair.”