Com valor histórico, 1º lote do Imposto de Renda 2024 será pago hoje

O dinheiro da restituição cai na conta informada pelo contribuinte na entrega da declaração ou na chave PIX indicada a partir da meia-noite de hoje

Avalie a matéria:
Cédulas de real | Reprodução

Hoje, a Receita Federal paga o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2024, coincidindo com o último dia para a entrega das declarações deste ano. O valor pago, R$ 9,5 bilhões, é o maior da história e será depositado na conta de 5,5 milhões de contribuintes. 

O valor da restituição será depositado na conta indicada pelo contribuinte durante a entrega da declaração ou na chave PIX fornecida a partir da meia-noite de hoje. Se o depósito não ocorrer conforme o esperado, os valores podem ser resgatados no Banco do Brasil em até um ano. 

Nesse caso, o contribuinte tem a opção de reagendar o crédito dos valores através do Portal do Banco do Brasil, acessível pelo endereço https://www.bb.com.br/irpf, ou entrando em contato com a Central de Relacionamento do banco pelos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outras localidades) e 0800-729-0088 (atendimento exclusivo para deficientes auditivos).

QUEM RECEBE NO 1º LOTE?

Devido à tragédia decorrente das chuvas no Rio Grande do Sul, a Receita Federal incluiu os residentes gaúchos no grupo prioritário para o recebimento da restituição do Imposto de Renda 2024. Além disso, o prazo de entrega da declaração foi prorrogado para os moradores das cidades afetadas até 31 de agosto. Os primeiros a receberem a restituição do Imposto de Renda são os contribuintes pertencentes ao grupo prioritário.

  • 258.877 Contribuintes com idade igual ou superior a 80 anos;
  • 2.595.933 Pessoas com mais 60 anos;
  • 162.902 Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave
  • 1.105.772 Pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério
  • 886.260 mil moradores do Rio Grande do Sul atingidos por enchentes
  • 787.747 pessoas que fizeram a declaração pré-preenchida ou que pediram a restituição via PIX.

Após o atendimento das prioridades legais, as restituições serão distribuídas conforme as opções selecionadas pelos contribuintes. Aqueles que optaram pela declaração pré-preenchida e solicitaram a restituição via PIX, desde que o mesmo seja o CPF, até 15 de maio, também serão priorizados.

Posteriormente, a ordem de restituição será determinada pela data de envio da declaração. Quem a submeteu primeiro, receberá a restituição primeiro. Confira abaixo o calendário completo de restituição do Imposto de Renda 2024.

COMO CONSULTAR A RESTITUIÇÃO?

Para verificar se receberá a restituição do Imposto de Renda, o contribuinte deve acessar este link, inserir CPF, ano do exercício (2024) e data de nascimento. Se a mensagem for "Enviado para crédito no banco", o pagamento está a caminho. Caso seja "Declaração Processada e em Fila para Restituição", aguarde os próximos lotes. Consultas detalhadas podem ser feitas no portal e-Cac, incluindo pendências e status na 'malha fina'.

CALENDÁRIO DE RESTITUIÇÃO

  • 1º lote de restituição - pagamento em 31 de maio
  • 2º lote de restituição - pagamento em 28 de junho
  • 3º lote de restituição - pagamento em 31 de julho
  • 4º lote de restituição - pagamento em 30 de agosto
  • 5º lote de restituição - pagamento em 30 de setembro


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES