Na tarde deste sábado, 12 de março, a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), divulgou um novo boletim informando que, devido às chuvas intensas registradas nos últimos dias foi observada a elevação do nível dos rios na bacia do Parnaíba.
O Rio Longá em Esperantina ultrapassou a cota de inundação as 20:15 horas de sexta-feira (11), após chuvas intensas verificadas na bacia do Longa. Foi verificado um total de 112 mm em 4 horas de precipitação. A cota atual na estação é de 8,11 m, acima da cota de inundação (7,40 m) 71 cm, devendo estabilizar nas próximas 8 horas em 8,11 m, devendo continuar em cota de inundação.
Em Barras, o nível do rio Marathaoan observado no momento é de 4,09 m, superando em 39 cm a cota de alerta (3,70 m), sendo prevista pequena elevação do nível nas próximas 8 horas para valores em torno de 4,13 m, continuando em cota de alerta.
Os rios que passam nas cidades de Luzilândia e Barras encontram-se nesse momento em situação de alerta e o Rio Longá em Esperantina superou a cota de inundação na noite desta sexta-feira (11), com isso, o CPRM solicita que os órgãos competentes se mantenham em alerta quanto às ações de remediação a serem adotadas na salvaguarda dos afetados em Esperantina e dos possíveis afetados em Barras e Luzilândia.
Em Floriano, a cota atual do Rio Parnaíba é de 3,65 m, abaixo da cota de atenção, portanto em nível de normalidade. É previsto que o nível chegue nas próximas 8 horas em torno de 3,50 m, permanecendo em situação de normalidade.
Em Teresina, o nível atual do Rio Parnaíba é de 3,22 m, abaixo da cota de atenção, portanto em situação de normalidade, sendo prevista a manutenção do nível nas próximas 8 horas para valores em torno da cota 3,23 m.
Com relação à Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,42 m, com valor de previsão para as próximas 12 horas de 5,30 m, 30 cm acima da cota de alerta (5,00 m), portanto em cota de alerta e ficando 40 cm abaixo da cota de inundação.