Pode até parecer exagero ou uma teoria maluca, mas existe uma linha de fatos muito real que conecta os atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos ao fato de muitas crianças em Portugal, anos depois, começarem a falar com sotaque brasileiro. Um verdadeiro efeito dominó cultural que mostra como acontecimentos globais podem influenciar até a forma de falar de uma nova geração em outro continente.
TUDO COMEÇA COM A QUEDA DAS TORRES GÊMEAS
Em 2001, um jovem chamado Gerard Way estava trabalhando na Cartoon Network em Nova York quando no dia 11 de setembro dois aviões atingiram o World Trade Center – as Torres Gêmeas. O jovem testemunha a tragédia e para conseguir lidar e expressar seu trauma, ele começou a compor músicas e logo depois iniciou uma banda com seus amigos chamada My Chemical Romance.
A banda ganhou grande reconhecimento ao redor do país e com isso arrecadou uma legião de fãs. Uma dessas fãs era Stephanie Meyers, autora da série Crepúsculo, que se inspirou na estética sombria da banda e utilizou as músicas como inspiração para sua obra.
Em 2008, o livro ganhou uma adaptação para o cinema e o filme “Crepúsculo" – estrelado por Kristen Stewart, Robert Pattinson e Taylor Lautner – tornou-se um fenômeno mundial.
Saga crepúsculo - foto: reprodução
QUAL A LIGAÇÃO ENTRE CREPÚSCULO E PORTUGAL?
Na cidade do Rio de Janeiro, um jovem não foi conquistado por essa tendência. Portanto, em julho de 2010 Felipe Neto, publicou um vídeo no YouTube falando mal tanto do livro como do filme no seu canal “Não Faz Sentido”. Seu vídeo viralizou e gradualmente seu canal foi crescendo até ele se tornar um dos youtubers mais famosos do Brasil.
Eventualmente, Luccas volta seu conteúdo para o público infantil e transforma seu canal Luccas Neto em Luccas Toon, se tornando o maior canal infantil no YouTube brasileiro.