Vice reúne em almoço dois...candidatos a vice!
O vice-governador Themístocles Filho (MDB) reuniu em almoço nesta quarta-feira (21) dois candidatos a vice na chapa de Rafael no próximo ano: os secretários Washington Bandeira (Educação) e Marcelo Nolleto (Comunicação).
Também foram convidados e compareceram o secretário Emílio Júnior (Fazenda) e os deputados Felipe Sampaio (MDB) e Marcos Aurélio (PSD), filhos do vice.
Os almoços oferecidos por Themístocles na Vice-governadoria já se tornaram uma tradição e ele, claro, aproveita para medir a temperatura política, falar de obras e projetos, sondar e estreitar laços.
E Chico Lucas?
O secretário estadual de Segurança Pública, Chico Lucas, também rafaboy e candidato a vice, foi convidado mas não compareceu.
"Sempre aprendo com ele"
O secretário de Educação, Washington Bandeira, elogiou a sabedoria de Themístocles. "Sempre aprendo muito com o vice-governador".
O secretário Marcelo Nolleto afirmou que conversaram sobre pautas positivas para o Piauí e, em breve, Themístocles vai retribuir a visita na Secretaria de Comunicação.
Emílio Júnior revelou que falaram de obras "de maneira geral", mas nada sobre política partidária.
Duelo entre Ciro e Marcelo: 150 ou 200?
O senador Ciro Nogueira promoveu almoço em Brasília, durante a Marcha dos Prefeitos, e reuniu "todos os prefeitos" que foram ao evento: 150.
Já o senador Marcelo Castro (MDB) ofereceu jantar e reuniu "todos os prefeitos" que participaram da Marcha: 200. Opa!
De 150 para 200 tem uma boa diferença. Nas duas demonstrações de força, as contas não batem. A APPM não divulgou o número exato.
Ciro, a propósito, recebeu afagos de deputados federais da base do governador Rafael Fonteles, notadamente Jadyel Alencar (Republicanos, mas cotado para a chapa do PSD) e Florentino Neto, PT raiz.
Esposa do deputado Jadyel Alencar e dirigente do Republicanos, a médica Aléssya Xavier esclarece:
"O deputado Jadyel Alencar é filiado ao Republicanos, e não há qualquer tratativa com o PSD.
Como presidente estadual do Republicanos no Piauí, afirmo que a única possibilidade de não formarmos uma chapa pura para deputado federal nas eleições de 2026 seria a concretização da federação Republicanos/MDB — tratativa que, inclusive, já está bastante avançada."
Gracinha e Dr. Hélio se entendem: ela vai pra federal?
Os deputados estaduais Gracinha Mão Santa (PP) e Dr. Hélio (MDB) se entenderam na Assembleia Legislativa. "Ela é minha amiga e gosto muito do pai dela, o ex-governador Mão Santa", disse Dr. Hélio.
No ano passado, na disputa pela Prefeitura de Parnaíba, os dois fizeram inúmeros ataques mútuos. Águas passadas.
Gracinha deve migrar do PP para a chapa do MDB no próximo ano. Mas...Ela pode sair candidata a deputada federal em 2026. Nesse caso, sua irmã Cassandra sairia candidata a estadual.
Em 2028, a candidatura de Gracinha a prefeita de Parnaíba é dada como certa.
Mádison refuta
No entanto, o deputado estadual João Mádison descarta Gracinha federal: "Ela será candidata a estadual pelo MDB".
Marcos Aurélio garante recursos
O deputado federal Marcos Aurélio Sampaio (PSD) garantiu recursos para ampliar o projeto 60+ pelos próximos dois anos. O projeto é executado pelo Governo do Estado e atende idosos em toda Teresina.
O 60+ foi criado pelo vereador Venâncio (PT), que apoia a reeleição de Marcos no próximo ano.
O jornalista Silas Freire, que será candidato a deputado estadual no próximo ano, disse que não irá para o PL se o ex-deputado federal Mainha for candidato a governador, pois os eleitores de Mainha não enchem um fusca e ele é "caldo de peteca" em termos eleitorais.
Mainha não gostou das declarações e devolveu: "Silas, você não credibilidade, sempre vai para o lado que oferece mais vantagens".
Na verdade, o PL pretende lançar seu presidente regional, empresário bolsonarista Thiago Junqueira, como candidato a governador. Thiago é muito amigo do senador Ciro Nogueira.
Parceria Roncallin e Firmino Paulo rende
O vereador Roncallin (PRD) foi ao povoado Santa Luz conferir a instalação de uma caixa d'água de 20 mil litros conseguida com o deputado estadual Firmino Paulo (PT), que o apoiou em 2024 na capital e será apoiado por ele no próximo ano.
O parlamentar disse, ao lado da liderança Elton, que as 200 famílias da comunidades agora terão água tratada e agradeceu ao deputado.
Naming rights
O vereador Daniel Carvalho (MDB) apresentou na Câmara o interessante projeto de naming rights para Teresina.
Em termos simples: empresas privadas adotam espaços públicos como praças, parques, teatros, ginásios e mercados, expõem suas marcas nesses locais e custeiam a manutenção do lugar.
Daniel explica que isso vai gerar renda extra para a prefeitura e garantir que os logradouros serão bem cuidados.