Drone espião revela a conversa: perda de 6 deputados, chapa majoritária, eleição do PT dia 6 de julho...
Era para ser segredo, mas o drone espião da coluna Primeira Mão fisgou a conversa entre os deputados estaduais João Mádison (MDB) e Fábio Novo (PT) na terça-feira (3) na Alepi.
Eles estão preocupados com a possibilidade de redução de dois deputados federais na bancada do Piauí, o que representaria seis estaduais a menos. A Assembleia teria apenas 24 parlamentares e disputa ficaria muito mais acirrada no próximo ano. Uma verdadeira carnificina.
Também abordaram, é claro, sobre a chapa majoritária. Todos estão à espera do governador Rafael Fonteles para as definições.
E comentaram até sobre a eleição estadual do PT no dia 6 de julho, na qual Fábio Novo é favorito para se tornar presidente da sigla novamente. Nesse caso, Mádison apenas desejou boa sorte a ele.
Fator Vinícius Dias
A entrevista do ministro Wellington Dias reconhecendo que o filho, médico Vinícius Dias, tem o direito de pleitear uma candidatura confirmou o que o mundo político já sabia: Vinícius Dias está no páreo para ser o vice na chapa de Rafael no próximo ano.
Mesmo que não seja ele, a definição vai passar por uma conversa entre Rafael e Wellington.
Conversando a gente se entende: críticas surtem efeito positivo
Aliás, o deputado Fábio Novo (PT) foi fotografado pelo craque Thiago Amaral aos risos numa conversa com o colega de parlamento, Georgiano Neto (MDB).
O mesmo Fábio que, no podcast PodJogo, soltou o verbo contra o emedebista, indignado com a invasão de seus colégios eleitorais, em especial no interior do Piauí.
À coluna, Novo disse que no momento de registro estava pedindo o voto de Georgiano para a 3ª secretaria da Mesa Diretora da Alepi, posto para o qual o petista foi eleito nesta terça-feira (3).
Reunião na quarta-feira de tarde
Mas sobre o entrevero, Fábio Novo confirmou que os dois marcaram uma conversa para a tarde de quarta-feira (4), para quem sabe alinhar os ponteiros com o emedebista.
"Somos um grupo, não pode ter invasão de bases para não haver desconforto", afirmou à coluna.
Fábio estava se recuperando de uma cirurgia para correção de desvio de septo e redução dos cornetos nasais, para aliviar uma obstrução nasal enfrentada pelo parlamentar.
A base política do deputado federal Florentino Neto (PT) só cresce na cidade Picos.
Além do presidente da Câmara Municipal, ele conquistou o apoio da vereadora Noemia Marques. Florentino também tem parceria sólida com os ex-vereadores Dedé Monteiro e Filomeno Portela.
O deputado, que é votado em vários municípios da macrorregião, esteve na cidade modelo para rever os amigos e cumprir agenda na cidade.
A Câmara de Teresina aprovou, em regime de urgência, projeto de lei enviado pelo prefeito Silvio Mendes (UB) que readequa os salários dos servidores municipais, garantindo que nenhum profissional receba abaixo do salário mínimo.
Atualmente, diversas categorias enfrentam a realidade de vencimentos iniciais inferiores ao piso nacional, com valores que, somados a gratificações e vantagens, alcançam o mínimo legal.
Samantha expressou seu apoio incondicional à proposta.
"Abaixo do mínimo, inadmissível"
Samantha destacou a importância da medida para assegurar respeito e dignidade aos trabalhadores municipais.
"É inadmissível que servidores essenciais para o funcionamento da nossa cidade recebam salários abaixo do mínimo. Este projeto representa um avanço significativo na valorização desses profissionais", afirmou.
A proposta foi aprovada por unanimidade pelos vereadores e passará apenas por ajustes técnicos.
O secretário do Turismo, Daniel Oliveira, se reuniu com o governador Rafael Fonteles para alinhar estratégias voltadas ao fortalecimento do turismo no Piauí.
Entre as prioridades definidas estão a finalização do Observatório Turístico — em execução em parceria com a Universidade Federal do Delta do Parnaíba, e a criação do aplicativo Piauí Turismo, que será desenvolvido em conjunto com a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (ETIPI).
As iniciativas visam modernizar a gestão do setor e qualificar a experiência dos visitantes em todo o estado.
O deputado estadual Tiago Vasconcelos apresentou projeto de lei que obriga as concessionárias de energia elétrica e de telecomunicações a removerem fiação excessiva, sem uso ou equipamentos inservíveis de postes localizados em vias públicas do estado.
A proposta também determina que Agrespi, ANEEL e a Anatel sejam notificadas oficialmente sobre as irregularidades, em conformidade com iniciativas semelhantes já em tramitação no âmbito federal.
Thiago lembra que acidentes envolvendo esses fios inservíveis provocam até mesmo mortes.