O presidente Lula indicou o desembargador federal do Piauí Carlos Augusto Brandão para vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A escolha do nome da lista tríplice, recebida ainda em 2024, aconteceu nesta terça-feira em Brasília, no Palácio da Alvorada.
Carlos Augusto Brandão tinha os apoios do ministro do STF Nunes Marques, que também é piauiense; do governador Rafael Fonteles e do ministro Wellington Dias (Desenvolvimento Social).
Lula telefonou para os apoiadores de Carlos Augusto Brandão para comunicar a escolha (Rafael nos Emirados Árabes, Nunes Marques em Brasília e Wellington no Ministério).
O piauiense é desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).
"Ele passou do ponto totalmente", diz Venâncio sobre Pedro Alcântara
O vereador Venâncio (PT) reagiu à afirmação do vice-líder do prefeito Sílvio Mendes na Câmara, Pedro Alcântara (PP), para quem o rombo na gestão de Dr. Pessoa foi obra e graça do próprio PT e do MDB, que apoiavam a gestão anterior.
"Ele passou do ponto totalmente", disse o parlamentar do PT. "Primeiro ano de gestão, ainda mais na situação péssima que o Dr. Sílvio pegou Teresina, é um ano de união de todos para reconstruir Teresina e de estabilidade política", pondera Venâncio.
"Pedro é experiente, vai diminuir com essa confusão. Ele está atacando, inclusive, políticos que comandavam pastas na gestão de Dr. Pessoa e agora estão também na gestão de Sílvio, participando", concluiu.
Evaldo: federação Solidariedade e PRD no dia 11 de junho
O presidente do Solidariedade no Piauí, deputado Evaldo Gomes, anunciou que a federação entre Solidariedade e PRD já tem data para acontecer: 11 de junho.
Na Assembleia, a banda permanece com um deputado. Na Câmara de Teresina, a federação passa a ter cinco parlamentares: a vereadora Fernanda Gomes (Solidariedade) e ainda Roncallin, Juca Alves, Bruno Vilarinho e Valdemir Virgino, do PRD.
A orientação nacional é a formação de chapas para federal. No plano estadual, a federação terá Evaldo no comando.
Átila anuncia conjunto de R$ 14 milhões com 90 casas em Batalha e reforça parceria com prefeito Zé Luís
O deputado federal Átila Filho (PP) anunciou mais recursos para a gestão de Zé Luís do Frango em Batalha. Ao lado do gestor, o parlamentar lançou a pedra fundamental do conjunto habitacional João Messias Melo, que terá 90 casas, através do programa Minha Casa Minha Vida.
Átila estava acompanhado também do vice-prefeito Neriosto, ex-prefeito Antônio Lages, construtor Guilherme Fortes, vereadores, secretários, lideranças e muitos moradores.
Campeão de recursos
O parlamentar citou o senador Ciro Nogueira (PP) como "peça fundamental para o sucesso da gestão de Zé Luís". "Sou muito grato a Batalha e ao prefeito, que é um homem simples e trabalhador". Ele finalizou: "Sou o deputado que mais trouxe recursos para Batalha".
deputado federal Merlong Solano (PP) foi eleito vice-presidente da Comissão Especial que analisa a reforma do IR em 2026, com aumento da faixa de isenção. O presidente é Rubens Pereira Jr. (PT-MA).
Merlong quer concluir os trabalhos da comissão até o final do primeiro semestre, para que o Senado vote a matéria no final do ano.
"A reforma vai trazer mais justiça tributária ao país. É uma mudança que beneficia 90% dos contribuintes brasileiros", afirmou.
Fábio Abreu destaca importância de decreto de Rafael contra gripe aviária
Diretamente de Paris, o secretário de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária acompanhou a entrega do certificado internacional que reconhece o Piauí como Estado livre da febre aftosa sem vacinação.
Ele também comentou o decreto estadual de emergência zoossanitária, assinado pelo governador Rafael Fonteles para enfrentamento à gripe aviária e preservação da sanidade animal no Estado.
A vereadora Lucy Soares (MDB), presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência e Acessibilidade da Câmara de Teresina, realizou reunião com a representante do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Amparo Sousa, e Maria Jucilene da Silva.
Elas trataram das dificuldades de acessibilidade nos transportes públicos e na cidade de Teresina.
“Recebemos as demandas e agora vamos trabalhar para tentar resolver e ajudar a melhorar as vidas dessas pessoas que ainda enfrentam tantas dificuldades no que diz respeito à acessibilidade na nossa cidade”, enfatiza.