Georgiano promete não avançar mais em colégios de deputados. Vai devolver algum?
Selada a paz entre os deputados estaduais Georgiano Neto (MDB) e Fábio Novo (PT). Os dois tiveram uma conversa franca na tarde de quarta-feira (4). Georgiano prometeu não avançar mais em colégios de colegas deputados.
Alguns parlamentares, como Ana Paula (MDB) e Evaldo Gomes (Solidariedade), além do próprio Fábio e de Limma (PT), foram alvos recentes dessa "fome" por votos.
Explica-se: apesar de ser candidato a deputado federal em 2026, Georgiano tem angariado colégios para seus pré-candidatos a estadual, como Toninho de Caridade, Jonas Moura e para o irmão, Júlio César Filho, o Julinho.
Sobre a devolução de colégios eleitorais, a questão ficou em aberto.
Júlio garante mudança do filho
O pai de Georgiano, deputado federal Júlio César Lima, que disputará o Senado pela base do governador Rafael Fonteles, reiterou a mudança de comportamento do filho.
O aviso dos deputados foi que, ao agir sobre lideranças e prefeitos de nomes da base, Georgiano terminava por prejudicar a candidatura ao Senado do pai.
Júlio vai à Câmara e marca conversas individuais com vereadores de Teresina
O deputado federal Júlio César (PT) foi à Câmara de Teresina e conversou com vereadores sobre reuniões individuais para fechar apoio ao Senado.
Carpejane Gomes (Podemos), Juca Alves (PRD), Dudu Borges (PT) e Fernanda Gomes (Solidariedade) foram convidados a conversar com o veterano. Já a partir da próxima semana.
Os 8 vereadores de Zé Santana na Câmara
O pré-candidato a deputado federal Zé Santana (PT) foi à Câmara de Teresina para a posse do empresário Leôndidas Júnior na vaga de Tatiana Medeiros (PSB).
Leôndidas já estava com Santana desde 2023. Ele era uma das lideranças da ex-deputada federal Rejane Dias (hoje no TCE) que decidiu apoiar Santana junto com o ministro Wellington Dias para a Câmara dos Deputados em 2026.
Além de Leôndidas, Santana posou com outros sete parlamentares que o apoiam: James Guerra, Fernando Lima, Zé Filho, Inácio Carvalho, Deolindo Moura e Joaquim do Arroz.
O mais votado
Com tantos apoios na capital, no litoral (tem Gracinha Mão Santa) e no restante do Estado, Zé Santana é o favorito para ficar em primeiro lugar na chapa do PT no próximo ano.
Leôndidas apresenta 6 projetos logo na estreia
O vereador Leôndidas Júnior apresentou seis projetos de lei logo em seu primeiro dia como vereador de Teresina.
Dois, em especial, tem grande impacto na vida da cidade: um cria a GCM Rural, para proteger as comunidades rurais da violência crescente na cidade, e outro regulamenta a função de flenelinha.
A vereadora Elzuila Calisto (PT) participou dos ensaios da quadrilha junina Chapada do Corisco, no bairro Dirceu, em Teresina, destacando a importância de valorizar a cultura popular.
Em clima de São João, a parlamentar elogiou a energia e dedicação do grupo, que mantém viva a tradição das quadrilhas e contribui para o fortalecimento das manifestações culturais locais.
O vereador Daniel Carvalho (MDB) quer a criação de uma "zona mista" de transição rural-urbana no município de Teresina. Para isso, encaminhou à Câmara Municipal um indicativo de projeto de lei, sugerindo o novo zoneamento na capital.
Ele defende a necessidade de se estabelecer um marco legal para a transição ordenada entre áreas rurais e urbanas em Teresina. Segundo ele, são muitos os núcleos populacionais que, embora situados fora do perímetro urbano, já possuem características de urbanização consolidada.
O ex-senador Heráclito Fortes (PSD) vai lançar o livro autobiográfico "A Casa", com coordenação da jornalista Mara Luchesi.
A casa de Heráclito em Brasília foi palco de grandes reuniões políticas que ajudaram a decidir o futuro do Brasil recentemente. A obra promete causar alvoroço por trazer histórias de bastidores e revelações curiosas sobre figurões da política nacional.
A previsão de lançamento é para o mês de agosto.