PT busca 4 mulheres competitivas e já existem 4 na mira!
A chapa federal do PT se reuniu na segunda-feira (19) para alinhar estratégias, falar sobre os quatro nomes femininos (estão sendo convidados) e marcar uma reunião com o governador Rafael Fonteles (PT) para fortalecer o grupo.
Os sete federais são Merlong Solano, Zé Santana, Flávio Nogueira, Florentino Neto, Dr. Francisco, Franzé Silva e Wilson Martins. Franzé confirmou que sai mesmo para federal no PT.
Entre os quatro nomes femininos a serem adicionados estão a ex-deputada federal Marina Santos, a ex-candidata a vereadora de Teresina Raíssa Protetora, a coronel Elizete e a ex-prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro.
Ajuda de Rafael
Os candidatos a federal vão se reunir com o governador para pedir apoio na formação da chapa. O encontro será alinhado pelo coordenador da bancada, Merlong Solano.
A meta é eleger 5 federais, ou seja, metade das 10 vagas.
Jadyel fará chapa
O deputado federal Jadyel Alencar tem ótimo argumento para contar com o apoio do governador Rafael Fonteles na formação da chapa de federal do Republicanos: não há mais vaga para ele na chapa do PT.
Entre os nomes para federal estão a vereadora de Teresina Ana Fidélis e o ex-prefeito de Castelo e atual superintendente federal de Pesca e Aquicultura no Estado do Piauí, Magno Soares. A indicação para o cargo foi feita por Jadyel e Magno acaba de receber o apoio de Magno Brandão e um grupo de 16 suplentes em Parnaíba, com o apoio de Jadyel.
Se não conseguir sua própria chapinha, o caminho é entrar na do PSD, junto com Georgiano Neto, Castro Neto, Marcos Aurélio Sampaio e Fábio Abreu.
Rompeu com Georgiano
Magno Brandão, que votaria em Georgiano Neto (MDB) para deputado federal, rompeu com o parlamentar e agora está com Magno Soares. Ele disse que o grupo de apoio ao ex-prefeito de Castelo vai aumentar ainda mais nos próximos meses.
"Não perdi não"
O deputado Georgiano lembrou à coluna que ele não perdeu Magno Brandão, pois a liderança não votou com ele em 2022.
O vereador Eduardo Draga Alana (PSD) cobrou explicações da empresa Águas de Teresina sobre a falta do produto na capital desde a última sexta-feira (16). Ele citou prejuízos causados a moradores e comerciantes na região Sudeste.
A Câmara aprovou requerimento do parlamentar pedindo informações objetivas.
James Guerra faz eventão para o time
O vereador James Guerra (Avante) ofereceu uma demonstração de força para seu time em 2026: reuniu centenas de apoiadores em torno do deputado João Mádison (MDB), do senador Marcelo Castro (MDB) e do candidato a deputado federal Zé Santana (PT).
"A eleição de 2026 já pode chegar, pois nosso time está forte", comentou. Mádison para estadual, Marcelo para reeleição e Santana para federal. O outro nome para o Senado está em aberto.
Habemus Léo
O ministro Wellington Dias e o governador Rafael Fonteles fizeram agenda conjunta no final de semana, no Território da Serra da Capivara, e voltaram a calar os que dizem que eles andam estremecidos.
Wellington estava de excelente humor e, na inauguração da rodovia no município de João Costa, disse que o mundo ganhou o papa Leão XIV e no Piauí tem o Papa Léo, o papa da estradas. Rafael riu e lembrou que o papa Leão é matemático.
O candidato a deputado federal Georgiano Neto fisgou mais uma boa liderança: ele conseguiu o apoio do ex-prefeito de Várzea Branca, Idevaldo, conhecido como Cuim.
Cuim votava no ex-governador Wilson Martins para deputado federal. Ih....