Uma vaca da raça Girolando (3/4 Holandesa) tornou-se destaque na 33ª Exposição Agropecuária e no 39º Torneio Leiteiro de Delfim Moreira, no Sul de Minas Gerais após quebrar o recorde nacional de média de produção de leite. O animal, chamado Eva Eros Campos Lima 19043, alcançou uma média de 114 litros de leite por dia, durante três dias seguidos com apenas seis anos.
No total, foram 343,563 litros produzidos no período. O feito foi confirmado pela Secretaria de Agricultura de Delfim Moreira, pela Emater e pelo responsável técnico da competição.
PRodução impressiona
A produção diária impressiona. Na sexta-feira (18), Eva chegou ao seu pico: 120,846 kg de leite em três ordenhas. Apesar do volume impressionante, não superou o recorde diário, que pertence à vaca Marília. Em 2019, no torneio de Areias (SP), Marília produziu 127,570 kg em apenas um dia.
A recordista pertence à Fazenda Campos Lima, em Delfim Moreira. Segundo os proprietários, ela é filha de Poitara Eros e neta de Bacará. Nas redes sociais, a fazenda agradeceu aos colaboradores pelo resultado. Eva é o resultado de 40 anos de trabalho e esforço, que começaram em 1985.
A vaca campeã garantiu R$ 4 mil em premiação à Fazenda Campos Lima. Mais de 62 produtores marcaram presença no evento, com participação de criadores de gado e de cavalos. Do total, 19 competidores concorreram diretamente no torneio leiteiro.