O Departamento de Justiça dos EUA iniciou uma investigação antitruste sobre o aumento dos preços dos ovos, com foco em possíveis práticas de empresas como Cal-Maine Foods e Rose Acre Farms. O preço da dúzia de ovos no meio-oeste subiu mais de 200% em relação ao ano passado, atingindo um recorde de US$ 8,41.
O aumento foi impulsionado, em parte, pelo surto de gripe aviária que matou mais de 130 milhões de aves desde 2022. A investigação começou durante a administração Trump e segue em estágio inicial, com o DOJ também analisando fusões no mercado de ovos.
Na quinta-feira, o senador democrata de Rhode Island, Jack Reed, expressou à secretária do USDA, Brooke Rollins, sua preocupação de que a administração Trump não esteja tomando medidas suficientes para resolver o problema.
“Desde que o presidente Trump assumiu o cargo, o preço de uma dúzia de ovos quase dobrou, e a administração demitiu vários funcionários que estavam trabalhando no combate à gripe aviária”, escreveu Reed em uma carta à chefe do USDA.