SEÇÕES

Notícias do Dia

De segunda a sexta, das 7h às 9h, através da TV e Rádio Jornal, canal 20.1 e 90.3 FM, tudo o que você precisa saber em um só lugar, com apresentação da jornalista Cinthia Lages.

Lista de Colunas

Bandeira defende modelo do tempo integral: “Melhores resultados acadêmicos”

Segundo ele, a principal meta do atual governo na educação já começou a ser cumprida em 2025.

| Jade Luara

Durante entrevista ao programa Notícias do Dia, apresentado por Cinthia Lages, o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, anunciou que até 2027 todos os estudantes do ensino médio da rede estadual do Piauí estarão matriculados em escolas de tempo integral com ensino profissional.

“Até 2027, todos os alunos e alunas do ensino médio, sendo primeiro, segundo e terceiro anos, estarão estudando em tempo integral com o ensino profissional, que é o modelo campeão. É o que gera melhores resultados acadêmicos, de aprendizagem, de aprovação no Enem, no IDEB, e também de inclusão produtiva desses estudantes”, afirmou o secretário.

Segundo ele, a principal meta do atual governo na educação já começou a ser cumprida em 2025.

“Transformar todas as escolas de ensino médio da rede estadual, nos 224 municípios, em escolas de tempo integral com ensino profissional. Cumprimos essa meta neste ano. Somos o primeiro estado brasileiro a alcançar esse feito. Todos os estudantes da 1ª série do ensino médio estão estudando em tempo integral com ensino profissional, e todas as escolas ofertam essa modalidade”, destacou.

Modelo com foco em resultados e oportunidades

De acordo com Washington Bandeira, o modelo adotado tem demonstrado impactos positivos tanto nos indicadores educacionais quanto na formação técnica dos jovens. “Eles aprendem já uma profissão, desenvolvem competências técnicas dentro da escola pública”, explicou.

O secretário também ressaltou o fortalecimento da educação tecnológica e inovadora como outro pilar estratégico da rede estadual. “O Piauí é um case internacional. É o primeiro território das Américas, reconhecido pela Unesco, a colocar como disciplina obrigatória a inteligência artificial”, afirmou. Ele lembrou ainda que o modelo piauiense tem servido de referência para outros estados: “O Paraná e o Tocantins anunciaram nesta semana que vão implementar a disciplina, seguindo o exemplo do Piauí.”

Avanços em infraestrutura e formação docente

Para dar suporte à expansão do tempo integral, o estado tem investido em infraestrutura, formação de professores e tecnologia nas escolas. “A gente vem avançando em ações inovadoras. Esse envolvimento maior das escolas é reflexo do trabalho coletivo, do compromisso de professores, gestores e estudantes com o futuro da educação piauiense”, pontuou.

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também