Notícias do Dia

Tudo o que você precisa saber em um só lugar! Os principais fatos que movimentam o Piauí, o Brasil e o mundo, com informação clara, rápida e confiável. Acompanhe e fique por dentro dos assuntos mais relevantes do momento.

Lista de Colunas

“Não tem idade para sonhar”, diz aluna após formatura do Alfabetiza Piauí

Em entrevista ao programa Notícias do dia da Rádio Jornal, da Rede Meio, conduzido pela jornalista Cinthia Lages, algumas estudantes deram seus depoimentos sobre a iniciativa.

“Não tem idade para começar a estudar, não tem idade para sonhar”, afirmou Ana Brandão, formanda do Alfabetiza Piauí, programa do Governo do Estado que busca transformar a vida jovens, adultos e idosos, ensinando-os a ler e escrever.  Em entrevista ao programa Notícias do dia da Rádio Jornal, da Rede Meio, conduzido pela jornalista Cinthia Lages, alguns dos estudantes deram seu depoimento sobre a iniciativa. 

ENTREGA DOS CERTIFICADOS E REALIZAÇÃO DE UM SONHO

A entrega simbólica dos certificados de conclusão de mais de 500 alunos ocorreu em Teresina, na última quinta-feira (10). A solenidade contou com a presença do governador Rafael Fonteles e do secretário da Educação, Washington Bandeira. Ana Brandão relembrou o sentimento de estar se formando. 

Foi um prazer imenso de retornar à sala de aula. Não tem nem explicação. O que eu vivi dia 10, aquela formatura, parecia que eu estava tornando uma psicóloga lá, que é meu sonho. Eu vou chegar lá, porque eu não vou parar, eu não vou desistir.

Para Francisca Brito, não é diferente. Ela reforça que a meta é chegar mais longe. “Eu precisava muito dessa grande oportunidade, né? Então, essa foi a oportunidade única para mim e eu tô me sentindo muito bem ela agora e quero chegar mais longe, se for da vontade de Deus. Quero ser assistente social no futuro”, disse.

ALFABETIZA PIAUÍ 

O objetivo do programa, lançado em 2024, é garantir o direito à educação para todas as idades. Diante disto, o governo instituiu uma bolsa de R$ 800 para estimular os alunos a permanecerem em sala de aula. Conforme a Seduc, mais de 13 mil jovens, adultos e idosos, em 215 municípios piauienses foram beneficiados. 

Em 2026, a meta estipulada pela secretaria é alfabetizar 100 mil pessoas no estado e chegar ao menor índice do Nordeste. Além disso, a Seduc afirmou Piauí é o estado que mais reduziu a taxa de alfabetismo, em todas as faixas etárias, nos últimos dois anos.

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
logo do meio.com