“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (João 16:33)
Passam os doentes e seus familiares maior angústia diante do crescimento das doenças e da falta de estrutura hospitalar para atender tantas pessoas ao mesmo tempo. A escassez de medicamentos, de pessoal apto e de equipamentos adequados para atender o conjunto dos necessitados torna o quadro mais crítico.
Todas essas situações foram previstas por Jesus, porque, na Sua onisciência e onipresença, sabia que muitas seriam as dificuldades pelas quais passaríamos e passamos no mundo.
Por isso, Jesus nos prepara para enfrentarmos as dificuldades existentes no mundo em que vivemos. Em nenhum momento Ele diz que as tribulações deixarão de existir. O Seu ensinamento é de que devemos confiar na Sua paz e enfrentar as aflições certos de que somos vencedores na Sua palavra e fé.
Muitas foram as adversidades enfrentadas pelo povo de Deus. Quando os hebreus que saíram do Egito estavam prestes a entrar na terra de Canaã, Moisés disse a Josué, seu sucessor:
“Chamou Moisés a Josué e lhe disse na presença de todo o Israel: Sê forte e corajoso; porque, com este povo, entrarás na terra que o Senhor, sob juramento, prometeu dar a teus pais; e tu os farás herdá-la. O Senhor é quem vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te atemorizes.” (Deuteronômio 31:7,8)
Deus não nos deixará, não nos abandonará. Ele estará sempre conosco e é Ele quem vai adiante de nós, quebrando as correntes e afastando o mal, para que possamos herdar a terra prometida por Jesus Cristo.
E não precisamos nos desesperar, porque estamos convivendo com a pessoa do Espírito Santo, nosso Consolador e Ajudador, que habita em nós por honra e glória de Jesus Cristo, que O deixou conosco depois de ressuscitar.
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.” (João 14:16,17)
Portanto, devemos depositar todas as nossas esperanças em Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Ele venceu o mundo; tenhamos bom ânimo, também venceremos.