SEÇÕES

Baeza: passeio por uma cidade histórica na Comunidade de Andaluzia

COLUNA DA SEMANA

Catedral de Baeza | Reprodução/Canva

Caros leitores,

Na coluna desta semana, apresentamos Baeza, que está localizada na província de Jaén, na Comunidade Autônoma de Andaluzia. A cidade é, desde 2003, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, devido a sua importância histórica e pelo seu conjunto monumental em estilo renascentista.

Baeza/Imagem: Canva

Assim como a cidade de Úbeda, Baeza passou por grandes mudanças no século XVI, período em que a cidade foi profundamente transformada e realizou grandes intervenções urbanísticas, com a construção de obras e monumentos religiosos e acadêmicos inspirados no Renascentismo.

Desse período, destacam-se a Catedral e a Antigua Universidad de Baeza, símbolos religioso e educativo que converteram a cidade de Baeza em um grande centro cultural, eclesiástico e acadêmico.

Catedral de Baeza/Imagem: Canva

Catedral de Baeza: foi construída sob uma antiga mesquita, que antes abrigou um templo romano. A origem do lugar que hoje abriga a Catedral de Baeza remonta ao século VII, período em que se converteu em uma sede episcopal visigoda, mas logo depois passou a pertencer aos muçulmanos, sendo posteriormente retomada pelos reis cristãos.

Ao longo dos anos, o local sofreu inúmeras intervenções arquitetônicas de diferentes épocas e estilos, mas a influência mais presente e que pode ser vista até os dias atuais é o estilo renascentista.

A Catedral fica na conhecida Plaza de Santa María, região central da cidade de Baeza e uma das mais importantes, rodeada de importantes construções históricas e onde também está localizada uma belíssima fonte.

Antigua Universidad de Baeza/Imagem: Canva

Antigua Universidad de Baeza: trata-se de um dos espaços mais importantes da cidade, pelo fato da Baeza ter tido uma universidade antes mesmo de Úbeda e Jaén, importantes cidades da região. O local foi construído no final do século XVI, sendo também marcado pelo estilo renascentista.

Curiosidade: Antonio Machado, autor do célebre refrão “caminante, no hay camino, se hace camino al andar”, foi um dos professores que atuou na Antigua Universidad de Baeza.

Plaza del Pópulo/Imagem: Canva

Plaza del Pópulo: outro ponto muito visitado na cidade é a Plaza del Pópulo, também conhecida como Plaza de los Leones, devido à fonte localizada no centro da praça. Esta tem uma estátua de Imilce, uma princesa ibera. 

Palacio de Jabalquinto/Canva
Iglesia de Santa Cruz/Canva
Antiguas Carnicerías/Canva
 

Outros pontos históricos: a cidade de Baeza abriga ainda muitos espaços históricos e que merecem sua atenção, como o Palacio de Jabalquinto, a Iglesia de Santa Cruz e a Antiguas Carnicerías.

E a coluna desta semana encerra por aqui.

Abraços e até a próxima!

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também