Nos últimos tempos, a beleza e a estética adquiriram uma importância extraordinária. No final, muito do que vemos em nossos celulares ou telas são imagens atraentes, bonitas, divertidas e interessantes. Hoje em dia, quando as pessoas vão a um restaurante ou bar, elas valorizam a imagem, a decoração, o ambiente e até mesmo a vista de fora.
Basicamente, é o mesmo que em uma ópera ou peça teatral, onde o cenário é de grande importância, além do cantor ou dos atores. Ou seja, os elementos visuais, a decoração do cenário, a iluminação, a caracterização, etc. É por isso que eu queria dedicar este artigo a um elemento tão importante na indústria da hospitalidade como o design de palco, especificamente nos restaurantes de Madri.
A paisagem dos espaços gastronómicos de Madrid
É importante, claro, em grandes restaurantes e estabelecimentos de luxo, mas também em tavernas, bares, lanchonetes e restaurantes de bairro. Começo com um lugar aparentemente simples, o restaurante Caja de Cerillas, que conseguiu criar a atmosfera de um elegante bistrô parisiense. Além disso, com Enrique Valentí ao seu lado, a comida é admiravelmente boa.
Outro lugar muito interessante, do ponto de vista da decoração e da presença interior, é Tribe ca. Também é inspirado nos bistrôs franceses, estabelecimentos gourmet com ambiente mais informal. Um dos pratos principais é o mousse de chocolate.
Eu também acho que o interior de A'barra é muito bem projetado. Com uma decoração moderna e elegante, sua sala de estar, com vista para um jardim interno, transmite calma e harmonia. Sem esquecer o restaurante de Paco Roncero, no Real Casino de Madrid. Da escadaria que leva ao primeiro andar, digna de um dos melhores palácios do país, à decoração moderna do restaurante, obra do designer de interiores Jaime Hayón. No terraço, você pode ver as partes mais altas de edifícios como o Banco Bilbao, na sua época, ou o Banesto.
E no palácio Saldaña está ABYA. O histórico edifício neobarroco contrasta com a decoração interna de seus quatro andares, com iluminação suave e um estilo eclético que incorpora grandes pinturas e móveis importados do México.
Também já falei muitas vezes do Zalacaín, e seu design de interiores merece destaque, com quadros de Ciria que preenchem todo o espaço, uma distribuição que permite conversar e ficar tranquilo, uma boa iluminação e, claro, os quartos privativos, que dão para um jardim interno com vistas muito agradáveis. Da rua, um caminho paisagístico leva você até a entrada.
Há outro elemento importante: os jardins internos, os arredores e as vistas externas. Na capital, há lugares como o Hotel Santo Mauro que são verdadeiros oásis verdes. Seu jardim interno, com terraço, tem um design entre o francês e o inglês, com uma vegetação que dá a impressão de estar em uma floresta tropical.
Outro espaço que merece destaque é o jardim do Hotel Ritz , um terraço onde você pode saborear pratos elaborados por Quique Dacosta , enquanto contempla uma impressionante estátua da deusa Diana. E um restaurante que acaba de abrir em um dos lugares mais emblemáticos de Madri é La Terraza del Campo del Moro, nos jardins do Campo del Moro, ao lado do Palácio Real . Johanna Müller-Klings, juntamente com a Ucalsa, desenvolveu este conceito e o tornou seu: "um canto único onde história, natureza e gastronomia se fundem para criar uma experiência inesquecível".
Terraços na cobertura
Outros restaurantes oferecem vistas de cima. O Palácio de Cibeles abriga o restaurante Cornamusa em seu terraço, com vista para a Plaza de Cibeles. Aqui, além disso, todos os pratos têm algum ingrediente produzido na Comunidade de Madri. Também parte do Grupo Azotea, o Génova Financial Club tem vistas aéreas impressionantes. Ao anoitecer, todos os hóspedes e funcionários vão para o terraço para aproveitar um dos pores do sol mais espetaculares de Madri.
E no sétimo andar do Hotel Four Seasons, vistas panorâmicas permitem que você veja a movimentada Plaza de Canalejas de cima. Acho que Madri é um dos destinos urbanos mais interessantes do mundo e, eu diria, líder mundial em gastronomia e turismo. Um destino com uma oferta gastronômica inigualável, sem dúvida enriquecida pelo cenário interno e externo da indústria da hospitalidade.