SEÇÕES

Canal Saúde

Informações confiáveis e atualizadas sobre bem-estar, prevenção, tratamentos e qualidade de vida

Lista de Colunas

Papada tem solução: entenda as causas e os melhores tratamentos

Especialista explica as causas da papada, as opções de procedimentos e revela como manter o resultado por mais tempo.

Imagem ilustrativa | Divulgação

A chamada “papada”, aquela saliência abaixo do queixo que incomoda muita gente, tem solução — e o tratamento ideal depende de entender o que causa o problema. O cirurgião plástico Dr. Davis Barbosa explica que, do ponto de vista médico, essa região é conhecida como submento e pode apresentar tanto acúmulo de gordura quanto flacidez de pele.

“O acúmulo de gordura é mais comum quando a pessoa está acima do peso, mas também há famílias que têm essa característica desde a infância”, explica o especialista. “Já a flacidez surge com o passar do tempo e é pior em quem se expõe muito ao sol.”

Dr. Davis Barbosa, cirurgião plástico

De acordo com o Dr. Davis, os principais procedimentos para eliminar a papada variam conforme o grau do problema. Entre as opções estão lipoaspiraçãominilifting e o uso de tecnologias de retração de pele, como argoplasma e radiofrequência.

A cirurgia é indicada quando há um acúmulo maior de gordura associado à flacidez. “Pequenos acúmulos, sem excesso de pele, podem ser tratados apenas com lipoaspiração. Já nos casos moderados ou com flacidez evidente, o minilifting ou a combinação de lipo com tecnologias de retração dão melhores resultados”, detalha.

O procedimento de lipoaspiração de papada é rápido e minimamente invasivo. “Pode ser feito no consultório, com anestesia local, ou em ambiente hospitalar, sob sedação, quando associado a outras técnicas. Dura entre 30 e 60 minutos e o paciente costuma retomar as atividades no dia seguinte”, explica o médico. Apenas os exercícios físicos e a exposição solar exigem um tempo maior de pausa — de 5 a 7 dias e três meses, respectivamente.

E o resultado, é definitivo? O cirurgião responde: “Os efeitos são de longa duração, mas o envelhecimento natural e a perda de firmeza da pele com os anos podem trazer novamente alguma flacidez”.

Segundo o Dr. Davis Barbosa, o mais importante é avaliar individualmente cada caso, levando em conta a idade, o tipo de pele e a estrutura anatômica do paciente. “Com o tratamento certo, é possível redefinir o contorno do rosto e recuperar a harmonia da região cervical com segurança e naturalidade”.

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também