Uma pesquisa recente revelou que o consumo excessivo de álcool pode ser perigoso para pessoas com hipertensão, especialmente quando feito de maneira excessiva. O estudo analisou a mortalidade por hipertensão atribuível ao consumo excessivo de álcool nos Estados Unidos.
Resultados do Estudo
Os resultados indicam um aumento significativo nas mortes por hipertensão relacionadas ao álcool, especialmente entre as mulheres. O número de mortes anuais por hipertensão atribuíveis ao álcool aumentou 51,6% entre 2016-2017 e 2020-2021.
Diferenças entre os Sexos
Mais de 60% das mortes por hipertensão relacionadas ao consumo excessivo de álcool ocorreram entre mulheres. Isso pode ser explicado pela forma como as mulheres metabolizam o álcool, levando a uma concentração mais alta no sangue.
Alerta para a Situação no Brasil
O estudo acende um alerta para a situação no Brasil, onde as mortes exclusivamente atribuíveis ao álcool são mais comuns entre mulheres pretas. É importante considerar os riscos do consumo excessivo de álcool para a saúde, especialmente para pessoas com hipertensão.