Na manhã desta quarta-feira (24) o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Piauí (Hemopi) foi até a Ponte Estaiada, zona Leste de Teresina (PI), para realizar a coleta externa de sangue.
A Unidade Móvel do Hemopi e uma equipe de 10 profissionais da saúde foi enviada para o estacionamento do complexo turístico como ação parte do "Junho Vermelho" e na tentativa de suprir o estoque que vem sofrendo uma queda brusca. Essa ação mobilizadora ocorre das 8h às 16h30 e vai até a sexta-feira (26).
Eduardo Ribeiro, supervisor da triagem clínica do Hemopi acompanhou as primeiras doações e ressalta que é preciso o estoque pois a demanda é contínua.
“As patologias como anemia crônica, complicações decorrentes da dengue e acidentes que acarretam em perda de sangue considerável exigem que o nosso estoque esteja em nível adequado para suprir as necessidades", frisa.
De acordo com o Hemopi, com a pandemia, as doações de sangue registraram uma redução de quase 50%. O ponto de coleta estratégico e de fácil acesso para os teresinenses tem o objetivo de contribuir com o aumento de doadores e candidatos à doação e também de sensibilizar a todos sobre a importância desse ato grandioso.
"Aproveito a oportunidade e faço convite a você que é doador e a você que ainda não doou, que pratique essa solidariedade. Doe sangue e ajude a salvar vidas" disse Ribeiro.
Até agora, muita gente já somou forças com o Hemopi para ajudar quem mais precisa.
Depois que descobriu que cerca de 450 ml de sangue doado, o equivalente a uma bolsa de sangue, pode ajudar a salvar até 3 vidas, Luís Mayke, prestador de serviços eletrônicos, nunca mais parou de doar.
"Eu também vi que os bancos de sangue sempre estão precisando de sangue e isso sempre me incentiva. Você pode salvar a vida de uma pessoa que você não conhece, mas você sabe que você fez sua parte. Não tem perigo algum de contaminação, o pessoal do Hemopi nos atende muito bem e verifica se você tem algum problema. Nada vai comprometer a sua saúde", aconselha Luís, que doou sangue pela primeira vez há cinco anos.
Saiba quem pode doar
Para doar é preciso atender critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, sendo os principais: portar um documento oficial e original com foto, ter entre 16 e 69 anos, sendo que jovens com menos de 18 anos precisam de autorização assinada dos responsáveis legais; estar alimentado, sem sintomas de gripe ou resfriado, saudável, ter dormido bem na noite anterior e pesar acima de 50 kg e chegar ao local utilizando máscara facial. Demais exigências serão avaliadas na triagem clínica dos candidatos à doação.