A pandemia do novo coronavírus tem ocasionado o baixo estoque de sangue disponível no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi). Sendo assim, os clubes de Rotary de Teresina, através do Projeto Interclubes, realizam pelo segundo ano a campanha “Doe Vida em Vida”.
De 23 a 28 de agosto de 2021, ”Doe Vida em Vida” busca doadores de sangue, além de cadastro de medula óssea para casos graves de leucemia e outras doenças. Essa simples atitude pode salvar vidas, ainda mais em um contexto de isolamento social. A maior demanda por sangue doado vem de acidentes automobilísticos e cirurgias.
Para fazer a doação basta ter entre 16 e 69 anos, ter mais de 50 kg, estar saudável e alimentado e apresentar documento com foto. No entanto, em razão da pandemia, alguns outros cuidados devem ser tomados, como o uso indispensável de máscara, e a higienização corporal plena através de uma cabine de sanitização de 360 graus.
Além disso, vale lembrar que o processo todo dura em torno de 15 minutos e os doadores estarão sujeitos a um processo de triagem que é especificado por normas nacionais do Ministério da Saúde.
Participam da campanha os Rotary Clubes de Teresina Fátima, Morada do Sol, Sul, Metrópole, Ininga, Jóquei, Cajuína, Norte, Rio Poty, Piçarra e Dirceu, além da Casa da Amizade, Rotaract Club de Teresina Fátima e Interact Clube de Teresina Fátima.