A Universidade Federal do Piauí (UFPI) vai retomar no próximo semestre letivo, a partir de 25 de agosto, o funcionamento das clínicas do Curso de Odontologia, que voltam a prestar atendimento à população. Segundo o vice-reitor e Presidente do Comitê Gestor de Crise da UFPI, Viriato Campelo, estão asseguradas as condições para reabertura dos serviços.
“A retomada ocorrerá seguindo todos os protocolos de biossegurança da covid-19, sob assessoramento do Comitê Gestor de Crise da UFPI. Reforçamos ainda que o retorno está sendo possível graças ao avanço da vacinação para trabalhadores da Educação e para praticamente 100% dos alunos da saúde em atividades teórico-praticas”, avaliou o vice-reitor.
As condições para a retomada dos atendimentos foram discutidas em reuniões entre a Administração Superior, a direção do CCS, a coordenação do Curso e alunos.
Conclusão de reformas e adaptação das clínicas - O reinício das atividades nas clínicas ocorrerá após um conjunto de reformas executadas para adequar os espaços para voltar a receber professores, técnicos, alunos e pacientes, com todas as providências sendo tomadas tanto para adaptação da estrutura como no reforço das medidas de proteção às pessoas.
A Universidade avança para conclusão de serviços como instalação de pias, lavatórios, dispensers e totens de alcool em gel, tapetes, além da contrução de vestiários, execução de pintura e colocação de divisórias de acrílicos para reforçar a separação entre os espaços, como as cadeiras de atendimento.
“No momento, já estamos com uma das clínicas recuperada para uso, ou seja, nós garantimos seu retorno. E, até o dia 25 de agosto, estamos empenhados, de maneira integral, com respaldo da Administração Superior, para concluir as outras clínicas dentro das possibilidades da Instituição.”, disse Viriato Campelo. “Os professores e alunos do curso estão cientes dessas questões, do nosso esforço de retorno das atividades presenciais clínicas” completou.